Creio que muita gente olhou de ‘cara feia’ para o time do Toledo antes do início do Campeonato Paranaense. O elenco, estruturado pela diretoria e pela comissão técnica encabeçada por Agenor Piccinin, era modesto. Tinha a responsabilidade de manter o clube na primeira divisão. Acredito ainda que muita gente ignorou a capacidade do Toledo. Quem criticou o time de maneira mais dura agora terá que engolir essa crítica. O Toledo é campeão da Taça Barcímio Sicupira. O Toledo é campeão do primeiro turno do Campeonato Paranaense de 2019. O Porco se dará ao luxo de apenas observar o segundo turno para aguardar o adversário da finalíssima do Estadual desse ano. E foi uma vitória tripla. O Toledo será um dos representantes da região oeste em competições nacionais em 2020. O time terá o privilégio de disputar a Copa do Brasil e também a Série D do Campeonato Brasileiro.
O Toledo chegou na final do primeiro turno com uma campanha idêntica à de seu adversário, o Coritiba. Em sete partidas, foram duas vitórias e cinco empates. O Coxa levou o duelo decisivo deste domingo (24) para o seu estádio, o Couto Pereira, por ter um saldo melhor na fase inicial.
Mas o Porco não se intimidou diante do gigante da Capital. Até saiu na frente com Revson, que marcou o terceiro gol de falta neste Paranaense. O Coxa conseguiu empatar com Rodrigão e o jogo terminou empatado em 1 a 1. A decisão por pênaltis colocou frente a frente o experiente Wilson, de 35 anos, goleiro do Coritiba, contra o jovem André Luiz, de 22 anos, goleiro do Toledo.
Nessa decisão, Wilson se intimidou. O batedor oficial do Coritiba isolou a bola. O detalhe é que, além do goleiro do Coritiba, os outros quatro batedores na sequência desperdiçaram suas cobranças. O primeiro a converter foi Júlio Pacato. Os demais também converteram até que Guilherme Rend teve a bola do título em seus pés. Tremeu diante de Wilson. Mas o Toledo tem André Luiz. Ele defendeu o chute de Igor Jesus. E Eduardinho converteu a sexta cobrança e garantiu a vitória por 3 a 2. Festa do Porco em pleno Couto Pereira. Toledo campeão invicto da Taça Barcímio Sicupira!