O rugby não é um esporte novo em Cascavel. Essa modalidade é praticada desde 2002 e o Cascavel Rugby Clube, time que representa a Capital do Oeste, completa dez anos nesta temporada, já que foi fundado em 2009. A equipe já disputou competições estaduais e nacionais. Mas, no ano que completa uma década, optou por voos mais ousados.
O Cascavel Rugby Clube trouxe um treinador de fora nesta temporada e Pedro Oliveira, que foi atleta da modalidade e que também defendeu a Seleção Brasileira de Rugby, está trabalhando com o elenco desde o fim de janeiro. “Eu joguei pela Seleção Brasileira pela primeira vez em 2001, eu era bem jovem ainda. E depois tive outras passagens pela Seleção em 2003, 2005 e 2007, que foi a última vez”, relatou o treinador, que mora em Toledo, e foi convidado pelo time cascavelense para ser o treinador. Pedro também falou desse desafio. “A impressão que eu tive destes atletas é que eles têm o desejo de colocar o clube num patamar mais alto. E isso me fez querer ajudar de alguma forma”, disse.
Pedro Oliveira terá o primeiro compromisso com o Cascavel Rugby Clube neste domingo (24). A equipe vai sediar a Copa Cascavel de Rugby Sevens, torneio que será realizado no Centro Esportivo Ciro Nardi e contará com oito equipes. Além dos anfitriões, o torneio terá a presença de Foz do Iguaçu, Umuarama, Capanema, Apucarana, Toledo e mais dois times do Paraguai: Área 1 e Presidente Franco. A competição inicia às 9 horas com previsão de término para as 17h30 deste domingo. Depois dessa competição, a equipe cascavelense terá outros compromissos ao longo do ano. “Temos essa competição que é de organização do próprio Cascavel Rugby. Depois fomos convidados para participar de um evento na Argentino. E vamos disputar a Copa Paraná, o Campeonato Paranaense de Rugby e os Jogos Abertos do Paraná”, disse o treinador.
O Estadual já começa no dia 16 de março e o Cascavel Rugby Clube vai enfrentar o Lobo Bravo, de Guarapuava, na estreia. O detalhe é que o Campeonato Paranaense será na categoria Union, em que as equipes terão 15 jogadores. A Copa Cascavel será na categoria Sevens, com sete atletas para cada time, como explicou o treinador. “Essa modalidade que vamos jogar domingo é sete atletas para cada lado. Um jogo muito mais dinâmico com mais velocidade. E é bom para calibrar o passe e para a tomada de decisões durante o jogo em casos de contato físico. E, claro, aproveitar para fazer um trabalho de equipe para ganhar conjunto. E no jogo do dia 16 de março, já é uma modalidade com 15 jogadores para cada lado, muito contato físico e um jogo mais longo”, explicou o treinador.
Pedro espera conduzir o Cascavel Rugby Clube ao título neste primeiro compromisso. “É o nosso primeiro campeonato, na nossa casa, então a ideia é que gente possa fazer uma boa campanha. A expectativa é a melhor possível. Espera que possamos colocar em prática o nosso plano de jogo para que a gente consiga, de preferência, levar o caneco”, finalizou o treinador.