Todos os locais
Todos os locais
Esportes

O Internacional tem números de campeão brasileiro?

25 jan 2021 às 10:51
Por: Luciano Neves
Edenilson, de pênalti, marcou o gol da vitória do Inter por 2 a 1 no Gre-Nal. Foto Ricardo Duarte/Internacional -

 Os colorados que são mais jovens, na faixa de idade entre 20 e 25 anos, viram o Internacional ser campeão mundial e vencer duas Libertadores da América. Porém, não viram o time do coração ser campeão brasileiro. Eu mesmo tenho quase 39 anos e não tive esse privilégio. Afinal de contas, a última vez que o Colorado soltou o grito de campeão brasileiro foi em 1979, há mais de quatro décadas.

Talvez agora colorados de idades diversas estão próximos de presenciar esse fato: o Inter campeão brasileiro! O discurso é de ‘pés no chão’, afinal de contas ainda restam seis rodadas. Mas o histórico  do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos mostram que o título do Inter está engatilhado. Tomei como base as edições de 2006 para cá quando o Brasileirão passou a ser disputado por vinte clubes. Ou seja, o campeonato passou a ter 38 rodadas. O Internacional é o líder isolado com 62 pontos, quatro de vantagem para o segundo colocado São Paulo, que tem 58. O Flamengo tem 55 pontos e um jogo a menos. Portanto, também pode alcançar a casa dos 58 pontos. Desse modo, o Inter é o único time que depende só de si para faturar a taça.

Nas 14 últimas edições, em apenas duas ocasiões, o Brasileirão teve uma virada nas seis rodadas finais. A primeira virada ocorreu em 2008.  O Grêmio liderava o certame após a 32a rodada com 59 pontos, mesma pontuação do então vice-líder São Paulo. O Tricolor assumiu a ponta na 33a rodada e liderou até o fim, sendo campeão com 75 pontos, três de vantagem para o vice Grêmio, que fechou o campeonato com 72 pontos. Aquele Brasileirão foi marcado pelo equilíbrio. Após a 32a rodada, apenas três pontos separavam o líder do quinto colocado.

Em 2009, ocorreu a edição mais louca da era dos pontos corridos. Ocorreram duas reviravoltas nas seis rodadas finais. Após a realização da 32a rodada, o líder era o Palmeiras com 57 pontos, seguido pelo São Paulo (55), Atlético-MG (53), Inter (52), Cruzeiro e Flamengo (51). O Verdão tropeçou e o Tricolor Paulista assumiu a liderança depois da 34a rodada com 59 pontos. O Flamengo já aparecia em terceiro com 57 e assumiu a ponta na penúltima rodada com 64 pontos. O Inter subiu junto e ficou com o segundo lugar com 62, portanto, em condições de lutar pelo título. O campeonato foi decidido apenas na última rodada com uma vitória do Flamengo por 2 a 1 de virada sobre o Grêmio. O Flamengo faturou o título com 67 pontos, dois de vantagem para o vice-campeão Inter. Além destas duas edições, de 2006 para cá, Brasileirão foi decidido na última rodada em outras duas situações: 2010 e 2011, cujos campeonatos foram vencidos por Fluminense e Corinthians, respectivamente. 


Números

Outras notícias

Atleta londrinense de Taekwondo vence medalha de bronze em torneio internacional

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Time novato do RS contrata atacante Leandro, ex-Grêmio, Palmeiras e Santos

Depois da vitória por 2 a 1 sobre o rival Grêmio, no Beira-Rio, no Gre-Nal 429, o Internacional ampliou a possibilidade de título. Segundo o site especializado Infobola, do matemático Tristão Garcia, a chance do Colorado ser campeão chegou a 75%. O segundo colocado São Paulo tem 10% de chances de título. Flamengo e Atlético-MG têm um jogo a menos e as chances de título são de 6% e 7%, respectivamente. Palmeiras e Grêmio estão na briga com apenas 1% de chances.

Vale ressaltar que esta projeção pode alterar com os resultados das próximas rodadas. O fato é que o Inter tem números consistentes que encorpam ainda mais a liderança isolada. O Colorado é o time que mais venceu na competição com 18 vitórias em 32 jogos. Ou seja, venceu 56% das partidas que disputou no nacional. O Inter, sob o comando de Abel Braga, conseguiu a melhor sequência positiva no campeonato. Com o resultado sobre o Grêmio, o Colorado chegou a oito vitórias seguidas, a melhor marca no Brasileirão na era dos pontos corridos. O Inter igualou o recorde de Cruzeiro e Flamengo, que também conseguiram oito vitórias consecutivas nos anos de 2003 e 2019. A Raposa e Urubu foram campeões nos respectivos anos depois que estabeleceram estas marcas.

Além disso, o Inter é dono do melhor ataque do Brasileirão com 55 gols marcados. E tem um dos artilheiros do certame. Thiago Galhardo marcou 16 vezes e nem atuou nas últimas rodadas por conta de uma lesão. Ele liderava a artilharia até então mas foi alcançado por Marinho, do Santos, que marcou o seu 16o gol no domingo. A título de curiosidade, o Flamengo foi campeão brasileiro em 2019 com estas mesmas caraterísticas.

Hoje, o Inter tem 64,6% de aproveitamento no campeonato. Por essa projeção, a taça pode ser consumada com 72, talvez 71 pontos. Ou seja, restariam dez pontos o título. O Inter poderá colocar a mão na taça se vencer os três jogos que fará em casa contra Bragantino, Sport e Corinthians na próxima rodada. Os números no Beira-Rio agradam neste Brasileirão e o Inter é um dos melhores mandantes. Foram 16 jogos com onze vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. 

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil derrota Colômbia por 3 a 1 em partida amistosa

Esportes
Imagem de destaque

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

Esportes

Guilherme Belarmino disputa o Pan-Americano de Kickboxing no Chile

Tarobá Esporte

Veja os resultados que encerraram as rodadas das Séries A e B do Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.