Em 2018, o Futebol Clube Cascavel (FCC) vai participar pela quarta vez consecutiva da primeira divisão do Campeonato Paranaense. Nas três participações anteriores, a Serpente Aurinegra ainda não conseguiu fazer uma campanha marcante. A melhor delas foi o sétimo lugar na edição de 2017. Por conseguinte, os atletas que passaram pelo clube não ficaram plenamente gravados na memória do torcedor. Os aurinegros se recordam de alguns nomes como Jorge Preá, que ajudou o FCC a conquistar a segundona em 2014 e Wesley, jogador que vestiu a camisa 9 do clube neste ano. O detalhe é que ambos são lembrados muito mais pelo carisma com a torcida do que pelos gols. Outra boa recordação é de Sorbara, jogador que surgiu no profissional com o clube, defendeu o FCC nas três edições do Paranaense e em 2018 será adversário, já que vai defender o Esportivo União.
Ainda sinto falta de um goleiro que possa alicerçar sua passagem pelo Futebol Clube Cascavel na memória do torcedor. Fazer o que Marcos fez pelo Palmeiras, Rogério Ceni fez pelo São Paulo e Buffon fez pela Juventus e pela seleção da Itália. Inclusive, é uma pena não ver essa simpática figura na Copa do Mundo da Rússia no ano que vem.
Mas voltando ao FCC, o goleiro que passou mais perto disso, de ser lembrado pela torcida, foi o jovem Lucas. Sua atuação no time Sub-23 foi decisiva para levar o time à final da Taça FPF. Lucas fez a diferença nas disputas de pênaltis contra o Operário, nas quartas de final, e contra o Rio Branco, nas semifinais. Por sorte, o jovem Lucas está no atual elenco do clube que vai disputar o Campeonato Paranaense em 2018. Na verdade, ele foi mantido na equipe para que, pelo que tudo indica, ser o reserva imediato de Vinicius Barriviera, goleiro que foi contratado para vestir a camisa 1 da Serpente Aurinegra no Estadual.
Ele vem para ser titular pela experiência que tem. Revelado pelo Atlético-PR, passou por grandes clubes do futebol brasileiro, um deles foi o Vitória da Bahia. E também construiu uma carreira marcante no Litex, da Bulgária. Sem contar que Vinicius é o jogador mais experiente do elenco aurinegro. O jogador de 32 anos vai ser uma espécie de ‘paizão’ para os outros jovens goleiros Lucas, Guilherme Toloy e Jonas.
Uma vantagem de Vinicius Barriviera é a identificação com a região oeste do Paraná. “Sou aqui da região, natural de Marechal Cândido Rondon, e fui muito novo para Curitiba”, relata.
Características
No futebol, dizem que um bom time começa com um bom goleiro. Ele não precisa ter atuações milagrosas em todas as partidas. Isso gera preocupação para o treinador, afinal, quando o goleiro se destaca demais é sinal que o restante do time está frágil. Um goleiro precisa, sobretudo, passar tranquilidade para seus companheiros. E esta é uma das características de Vinicius. “Em campo, eu procuro manter o equilíbrio e manter a calma. Sou um goleiro que joga não querendo aparecer, do tipo valorizar uma defesa. Prefiro fazer uma defesa mais segura e mais tranquila ao invés de dar um escanteio para o adversário, por exemplo. É importante a comunicação com a defesa também”, disse.
Vinicius Barriviera tem a meta de fazer história com a camisa do FCC. Por isso, falou dos motivos de escolher a Serpente Aurinegra. Essa meta inclui colocar o time na Série D do Campeonato Brasileiro. “É um clube que tem um projeto muito grande e muito bom. O importante é a gente dar um calendário o ano todo para o Cascavel, conquistando a vaga na Série D em 2019. A gente espera fazer um bom estadual para conquistar este objetivo”, disse.
Goleiros
De todos os goleiros que passaram pelo FCC na elite estadual, alguns acumulam histórias curiosas. Por exemplo, Juninho foi o primeiro arqueiro a usar a camisa 1 na primeira divisão. O detalhe é que Juninho era reserva de Vinicius na campanha da divisão de acesso em 2014. Uma semana antes da estreia na elite, Vinicius ainda era o titular e atuou no amistoso contra o Grêmio, que terminou empatado em 1 a 1. No primeiro jogo do FCC, contra o Atlético-PR, Juninho assumiu o posto embaixo das traves. O detalhe é que ele ficou cinco jogos sem sofrer gols. Ele permaneceu intacto nos três empates sem gols contra o Furacão, J. Malucelli e Paraná Clube. E ainda ajudou a Serpente Aurinegra conseguir as vitórias por 1 a 0 sobre o Rio Branco e 2 a 0 sobre o Nacional de Rolândia. Juninho só foi vazado na sexta rodada, quando o FCC foi superado pelo Londrina por 2 a 0.
Em 2016, os goleiros que atuaram no FCC não causaram boas impressões. O time começou com Fernando e terminou com Vinicius. O time sofreu 22 gols em onze jogos. Em 2017, o experiente Darci assumiu a camisa 1 e alternou boas e más atuações. O veterano sofreu 24 gols em treze jogos, nove só do Coritiba nos confrontos das quartas de final. Mas não por falhas do goleiro e sim pela apatia dos demais companheiros, principalmente no primeiro jogo, e pela fragilidade do FCC diante do Coxa. Na verdade, neste confronto, Darcia até causou uma boa impressão ao defender um pênalti que seria o sexto gol do Coritiba.
Boas lembranças
Juninho não foi o goleiro que ficou mais tempo sem sofrer gols com a camisa do FCC. Antes dele, um jogador que nem é lembrado pela torcida construiu este recorde. Felipe ficou seis jogos sem ser vazado na campanha do Campeonato Paranaense da terceira divisão em 2013. O FCC foi o campeão do torneio e este foi o ponto de partida para que o clube chegasse à elite estadual.
Amistoso
O FCC faz neste domingo (17) mais um amistoso de preparação para o Campeonato Paranaense do ano que vem. A equipe enfrenta o Foz do Iguaçu, às 17 horas, no Clube União, em Medianeira. Na semana passada, o FCC venceu o Vilhenense por 2 a 0, com gols de Raposa e João Paulo Bitelo. Na próxima sexta, o clube faz o terceiro amistoso antes da pausa para o Natal e vai até Ponta Grossa para medir forças com o Operário, time que vai disputa a Série C em 2018.
Sub-19
A equipe Sub-19 do Futebol Clube Cascavel (FCC) fez o primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense contra o Paraná Clube, no Estádio Olímpico. A Serpente Aurinegra foi derrotada por 3 a 2 e agora precisa de uma vitória por dois gols de diferença para conquistar o Estadual da categoria. O jogo de volta da decisão será na próxima terça-feira (19), em Curitiba. Denilson Silva foi o destaque do FCC ao marcar os dois gols do jogo.