Lembro como se fosse hoje. Era quase meia-noite de 06 de agosto deste ano. Todos estavam na torcida pelo brasileiro Isaquias Queiroz, atleta da canoagem. Detalhe: uma torcida fervorosa, daquela que destinamos para o clube de futebol do coração durante um jogo importante. O Brasil inteiro sabia do potencial de Isaquias, sabia que ele tinha condições de desbancar os gringos e faturar a tão sonhada medalha de ouro na canoa (prova do C1 1000 metros). E ele faturou o ouro com sobras deixando os concorrentes muito para trás. Antes disso, Isaquias Queiroz foi o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas numa única edição dos Jogos Olímpicos. Esse feito ocorreu durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Na ocasião, o atleta brasileiro foi prata no C1 1000 metros, bronze no C1 200 metros e prata no C2 1000 metros, quando remou ao lado de Erlon de Sousa Silva.
Por todo esse histórico, Isaquias se tornou conhecido mundialmente. E penso que os fãs na canoagem fariam sacrifícios gigantescos por um autógrafo ou uma foto com o ídolo. O que boa parte destes fãs não sabe é que Isaquias Queiroz tem contato íntimo com os representantes do Clube de Regatas Cascavel (CRC). Inclusive, o ídolo da canoa confirmou presença no Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade. A competição conta com mais de 400 atletas e inicia nesta sexta-feira (03), se estendendo até domingo (05). Ana Paula Vergutz, que é colega de Isaquias, foi quem deu a notícia da vinda do ídolo para Cascavel. “ele vem para remar os mil, os 500 e os 200 metros. Fica por aqui durante os três dias de competição. Ele vem com a família. Teremos essa grande visita e vai ser uma grande honra para todos nós recebe-lo em Cascavel”, disse Ana.
Ana Paula Vergutz também é uma das referências na canoagem nacional. Ela representou o Brasil neste esporte nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. E, por muito pouco, não esteve em Tóquio neste ano. A atleta da Seleção Brasileira, que defende o CRC, é uma espécie de anfitriã do Brasileiro. Obviamente, só falou bem do Lago Municipal de Cascavel, local das disputas a partir desta sexta. “Temos que agradecer ao Município por tudo o que ele vem fazendo pela nossa modalidade. A gente espera dar as melhores condições para os atletas que vieram aqui competir. Mas todo mundo está elogiando muito a raia. O nosso cenário é muito bonito e aqui é um paraíso. É muito gratificante receber um campeonato deste tamanho”, disse.
O Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade estava programado para o mês de setembro. Mas questões estruturais na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) causaram a suspensão do evento. No entanto, o CRC, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, e até com a chancela do próprio Isaquias Queiroz, conseguiu organizar a principal competição nacional de canoagem por aqui. O detalhe é que o Lago Municipal não recebia um Campeonato Brasileiro desde 2007. Na época, foi uma competição de base. Esse ano, em abril, o local também abrigou uma seletiva nacional, que qualificou diversos atletas para as competições sul-americanas que vieram na sequência.
Em casa
Outro atleta anfitrião e de renome nacional é Vagner Souta. O canoísta irá representar o CRC durante o Brasileiro e irá remar em três provas: K1 500 e 1000 metros, além do K2 500 metros. Para ele, o Brasileiro não fecha a temporada, já que os resultados poderão coloca-lo em mais uma competição sul-americana ainda este ano. “Estou me preparando para a próxima temporada, mas nas duas últimas semana, dei uma melhorada nos treinos visando o Brasileiro. Provavelmente, na metade deste mês, terei o Campeonato Sul-Americano, que vai ser no Uruguai. E provavelmente a gente vai participar”, disse Vagner.