O FC Cascavel disputa a Série D do Campeonato Brasileiro pela segunda vez. A segunda participação na quarta divisão nacional inicia neste sábado (05) e o primeiro jogo será contra o Joinville, às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional. A Serpente Aurinegra faz parte do Grupo 8 e terá pela frente, além do Joinville, outros dois representantes de Santa Catarina: o Marcílio Dias e a Juventus. A chave tem mais três times do Rio Grande do Sul: o Caxias, o Aimoré e o Esportivo. O Rio Branco de Paranaguá, que é um velho conhecido do FC Cascavel, também está na disputa. “É uma expectativa grande, por tudo o que foi apresentado durante o primeiro semestre, nos dá esse respaldo, mas é outro tipo de campeonato, e outro tipo de clima. Vamos enfrentar duas escolas difíceis, que são as catarinense e gaúcha, mas entendemos também que nossa equipe está preparada para esse desafio, estreando em casa contra o Joinville que é uma equipe de tradição. Estamos na briga por uma vaga na classificação”, disse o técnico Tcheco.
Em 2020, o FC Cascavel disputou a Série D pela primeira vez. O time passou pela fase de grupos e avançou para o mata-mata. Mas caiu na segunda fase ao ser eliminado pelo Novorizontino. Ao todo, o time fez 16 jogos com oito vitórias, três empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 56,2%. Esse ano, a Série D tem o mesmo formato. A primeira fase será disputada em turno e returno. Depois de 14 rodadas, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase. A partir daí, a Série D segue no formato de mata-mata até a decisão e os quatro semifinalistas conquistam o acesso à Série C.
Do ano passado para cá, o FC Cascavel ampliou o calendário ao longo do ano com a presença nas competições nacionais. Além da participação nas duas edições da Série D, o clube também disputou a Copa do Brasil este ano. Por coincidência, o clube cruzou o caminho de dois times de Santa Catarina. O FC Cascavel venceu o Figueirense por 2 a 1 e caiu diante do Avaí com a derrota por 2 a 0. Aliás, esse foi o único resultado negativo em 2021. Tcheco quer aproveitar a experiência destes dois jogos para enfrentar outro time catarinense. Este será o primeiro jogo contra o Joinville na história. “A equipe já está se acostumando a disputar esse tipo de competição. Tivemos essa primeira experiência na Copa do Brasil e isso nos deu a possiblidade de enfrentar dois tradicionais times de Santa Catarina. Isso vai dando mais casca para a equipe e também mais visibilidade para estes jogadores”, disse.
Escalação
Tcheco deve manter a base da equipe que vinha atuando no Campeonato Paranaense. Inclusive, ele já garantiu que vai manter o esquema 3-5-2. E já deve colocar em campo um dos reforços para a Série D. O centroavante Carlos Henrique deve ser a novidade no ataque ao lado de Léo Itaperuna. No meio, Tcheco perdeu Oberdan, que foi emprestado para o Figueirense. Com isso, João Pedro deve ser mantido na equipe, no setor de criação, ao lado de Robinho. Eduardo Echeverría está suspenso e ainda não pode estrear com a camisa da equipe.
Reforço
Na véspera da estreia na quarta divisão nacional, a diretoria anunciou mais um reforço. Trata-se do volante Lohan Alves, de 20 anos. O jogador foi formado nas categorias de base do Ituano, é visto como grande promessa pelo clube paulista e chegou por empréstimo até o fim da disputa do Brasileirão. “Um garoto muito promissor, com excelente histórico nas categorias de base do Ituano. É uma aposta do FC Cascavel para qualificar ainda mais o elenco do time, que neste sábado inicia a busca por uma vaga de acesso a Série C do Brasileiro”, disse o presidente do Cascavel, Valdinei Silva.
FICHA TÉCNICA
FC CASCAVEL X JOINVILLE
Estádio Olímpico Regional, em Cascavel
Horário: 16h
Escalações
FC Cascavel
Ricardo; Afonso, Diego Giareta e Willian; Libano, Gama, Robinho, João Pedro e Willian Simões; Léo Itaperuna e Carlos Henrique
Técnico: Tcheco
Joinville
Rafael Paschoal; Edson Ratinho, Fernando, Helerson e Renan Castro; Lucas Góes e Davi Lopes; Luquinhas, Yann Rolim e Paulo Victor; Thiago Santos
Técnico: Leandro Zago
Arbitragem
Árbitro: Renan Novaes Insabralde
Assistente 1: Andrey Luiz de Freitas
Assistente 2: Leandro Polli Glugoski
Quarto Árbitro: Murilo Ugolini Klein