O elenco do Cascavel Futsal está treinando desde o dia 15 de janeiro. Mas chegou a hora de colocar esse novo time em quadra. Quase um mês depois do início da pré-temporada, a Serpente Tricolor entra em quadra no amistoso contra o Pato Futsal. Serão dois compromissos contra o atual campeão da Taça Brasil e da Liga Nacional. O primeiro deles está programado para esta quarta-feira (13), às 20h05, no ginásio Dolivar Lavarda em Pato Branco. O segundo encontro vai ser no ginásio da Neva, com data a ser definida. No entanto, o time do técnico Cassiano Klein já tem data para encontrar a torcida. Na tarde do próximo sábado (16), o Cascavel Futsal faz outro amistoso, outro clássico, contra o Marechal, às 16h30, no ginásio da Neva, com portões abertos.
A Liga Nacional inicia de forma oficial no dia 05 de abril e o primeiro compromisso dos comandados de Cassiano Klein será contra o Corinthians fora de casa. A Liga ainda não divulgou a tabela oficial. Supõe-se que a Serpente Tricolor vai jogar contra o Timão no dia 05, já que é uma sexta-feira e o Corinthians tem por hábito mandar seus jogos nas noites de sexta. Caso contrário, a primeira rodada está programada para o dia 06 de abril, um sábado.
Primeiro teste
Cassiano Klein comemorou o fato de ter que escalar o time pela primeira vez num jogo com tamanha robustez. Ele fez questão de mencionar os feitos do Pato Futsal em 2018. "Nossa primeira oportunidade de escalar o time, é uma transição de trabalho físico para uma situação de jogo. Temos a oportunidade de jogar contra o atual campeão da Liga Nacional, uma equipe que fez um fantástico ano de 2018. E para nós é muito importante iniciar a nossa jornada contra essas grandes equipes”, disse.
O treinador também fez um balanço do trabalho desenvolvido pela comissão técnica até o momento. “A nossa ideia no início foi construir um ambiente de trabalho e uma filosofia. Acredito que neste primeiro mês de treinamento conseguimos dar um grande passo, falar um pouco do nosso ataque e passar os nossos conceitos. Outra prioridade foi a parte física. Conseguimos equilibrar o elenco, até porque alguns jogadores chegaram numa condição física um pouco melhor que outros”, disse o treinador.
Cassiano Klein já vai escalar o time diante do Pato Futsal com o foco nas competições que virão pela frente. “Temos essa grande experiência contra o Pato e temos algumas prioridades. Estamos a um mês e meio, dois meses, das competições e vamos priorizar alguns pontos. É claro que teremos alguns fraquezas nestes amistosos. Mas vamos conseguir avaliar um pouco de tudo o que foi trabalhado”, disse o treinador.
Retrospecto
No ano passado, Cascavel Futsal e Pato Futsal também realizaram dois amistosos na pré-temporada com duas vitórias do time de Pato Branco. Ao longo do ano, os dois times se cruzaram em mais três oportunidades em jogos oficiais. E o Pato levou a melhor em todas as ocasiões. Os dois times se enfrentaram no dia 14 de abril pela Liga Nacional, no ginásio da Neva, com vitória do Pato por 4 a 2. Depois disso, foram mais dois jogos pelo Campeonato Paranaense da Chave Ouro. No dia 13 de junho, o Pato derrotou a Serpente Tricolor por 2 a 0, no ginásio Dolivar Lavarda. O placar se repetiu no jogo do dia 06 de outubro, no ginásio da Neva.
Um dos jogadores do Cascavel Futsal que mais queria esse confronto era Wilsinho. O atleta veio do Atlântico de Erechim para reforçar o elenco de Cassiano Klein. No ano passado, ele defendia o time gaúcho e perdeu as duas finais para o Pato (Taça Brasil e Liga Nacional). Só que ele ficará de fora deste confronto em virtude de um problema físico.