O Futebol Clube Cascavel (FCC) está sobrando no Campeonato Paranaense Sub-19. O atual elenco, treinado por Romildo Rosa, carrega uma grande responsabilidade, já que o time chegou na grande final do torneio na edição passada e ficou com o vice-campeonato. Até agora, os garotos da Serpente Aurinegra estão dando conta do recado. Estão invictos na competição e lideram o Grupo A com folga. O FCC aparece na primeira posição com 28 pontos, dez de diferença para o segundo colocado Batel, adversário deste sábado (14), às 15h30, no Estádio Waldomiro Gelinski, em Guarapuava, em jogo válido pela 11ª primeira rodada. A boa campanha já garantiu a classificação antecipada para a próxima fase.
E ela é consequência do entrosamento do elenco. Alguns dos jogadores titulares são remanescentes do time de 2017. O goleiro Jonas e os atacantes Robinho e Bitelo tiveram o privilégio de treinar com o elenco principal nesta temporada. Robinho e Bitelo, inclusive, são, juntamente com o atacante Vinicius, as referências ofensivas desta equipe. O FCC tem 26 gols marcados no Paranaense Sub-19, o terceiro melhor ataque da competição. Destes, o trio foi o responsável por 16 gols. O artilheiro da equipe é Vinicius com seis gols, seguido pelos seus parceiros de ataque, que marcaram cinco vezes cada.
Na vitória por 2 a 1 sobre o Toledo, na última terça em casa, o trio passou em branco. Isso porque Vinicius, lesionado, não jogou. Bitelo exerce uma função de articulador no meio-campo. E Robinho atua pelos lados. Aliás, foi dele assistência para o gol marcado por Cacá, o segundo da vitória da Serpente Aurinegra. Os três atletas destacaram o entrosamento para que todos possam balançar as redes. “Essa é uma disputa sadia entre os três atletas pela artilharia. E ainda dá muito ânimo para a nossa torcida. Estamos jogando bem e não são apenas os jogadores de frente que estão marcando gols. Tudo isso é fruto do entrosamento da equipe”, disse o meia Bitelo.
Artilheiro
Dos três atletas, quem despontou na artilharia foi Vinicius. É ele quem atua mais avançado e tem a missão de colocar a bola para dentro. Porém, ele destaca que os gols que marcou têm participações dos demais companheiros. “Nossa equipe é bem compacta. A gente joga próximo um do outro, procura fazer uma tabela, um jogo rápido e a aproximação entre os três atletas para sair estas finalizações para o gol. Dessa forma, algumas jogadas diferentes têm acontecido. E tem o nosso entrosamento também. Eu e o Robinho jogamos juntos no ano passado (no Sub-19), o Bitelo fez alguns jogos com a gente também”, disse Vinicius. “O coletivo prevalece no time. O individual pode até fazer a diferença, mas isso só acontece se o jogo coletivo estiver bem”, completou o camisa 11.
Duelo com o Batel
O técnico Romildo Rosa quer terminar essa fase de maneira invicta, com o time vencendo tanto dentro quanto fora de casa. Por isso, quer a vitória sobre o Batel. “O nosso objetivo era conseguir a classificação o mais rápido possível. Agora temos estes jogos para se preparar para a próxima fase. Mas, mesmo classificados, não vamos nos acomodar. Vamos procurar trabalhar esse grupo para que possa manter o foco até o final desta primeira fase”, disse o treinador.
Só que o jogo contra o time de Guarapuava não deve ser dos mais fáceis. O Batel é o vice-líder do Grupo A com 18 pontos e ainda luta pela classificação. No confronto do primeiro turno, realizado no dia 19 de maio, em Cascavel, o FCC já fez uma partida complicada e venceu por 2 a 0. “É o vice-líder. A gente não tem refresco. Cada jogo é uma partida difícil. Vencemos o Toledo e agora vamos jogar contra o Batel lá em Guarapuava. Vai ser outra batalha, mas vamos buscar mais um resultado positivo”, disse Romildo.
Sub-17
O time Sub-17 do Futebol Clube Cascavel (FCC) tem um compromisso neste sábado (14), pelo Estadual da categoria. A equipe vai jogar em casa e recebe o Foz do Iguaçu, às 10 horas, no centro de treinamento do clube. Depois de duas vitória na competição, a Serpentinha Aurinegra ficou no empate em 2 a 2 com o Cambé, fora de casa, na semana passada. Com isso, aparece na quarta posição do Grupo A com oito pontos ganhos. O duelo deste sábado é um confronto direto para os garotos, já que o Foz é o terceiro colocado nesta chave com dez pontos.
CCR
O Cascavel Clube Recreativo (CCR) ainda não venceu no Campeonato Paranaense Sub-19. O time é o vice lanterna do Grupo A com apenas quatro pontos. A equipe de Paulo Botarelli busca a primeira vitória na competição neste sábado (14) quando visita o Iraty, às 15h30, no Estádio Emílio Gomes. No duelo do primeiro turno, o CCR foi derrotado em casa por 3 a 2 de virada, por isso quer dar o troco no Azulão. Matematicamente, a equipe ainda tem chances de conquistar uma das quatro vagas na próxima fase, porém, essa possibilidade é remota. Além de vencer todos os jogos que restam, o CCR dependeria ainda de uma combinação de resultados.