Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Os campeões do futsal paranaense

16 dez 2019 às 10:46
Por: Luciano Neves
O Foz Cataratas levou a melhor sobre o Dois Vizinhos e é o campeão estadual de 2019. Foto Instagram Foz Cataratas -

O calendário do futsal paranaense se encerrou no último fim de semana. Foram realizadas as partidas decisivas do Campeonato Paranaense da Chave Ouro e da primeira edição da Liga Paraná. No Estadual, o Foz Cataratas venceu o Dois Vizinhos por 1 a 0, no ginásio Costa Cavalcanti, e garantiu o bicampeonato. O time da fronteira recolocou a região oeste do Paraná no rol de campeões em 2018 quando faturou a Chave Ouro pela primeira vez. E agora veio o bicampeonato. Com isso, a cidade de Foz do Iguaçu está entre as maiores vencedoras do futsal do Paraná com cinco conquistas. Além dos dois títulos do Foz Cataratas, o Foz Futsal foi uma das potências do Estado com três taças nos anos de 1996, 1997 e 2001.

O Foz Cataratas até tinha a vantagem de jogar pelo empate no jogo do último sábado (14). Mas venceu por 1 a 0 com gol de Léo Evangelista. Mais uma vez, o representante da fronteira encarou um time do sudoeste. No ano passado, a final foi contra o Marreco de Francisco Beltrão. E em 2019, a decisão foi contra o Dois Vizinhos, que chegou pela primeira vez a este estágio do Estadual.

O bicampeão Foz Cataratas teve que dar uma ‘volta por cima’ na competição. O time da fronteira chegou a ser excluído da Chave Ouro pela Federação Paranaense de Futsal (FPFS) por ter atuado numa partida da Liga Paraná, a nova competição que foi realizada em 2019 e que é organizada pela entidade criada pelos clubes. Depois da exclusão, a FPFS se reuniu com a Liga Paraná e ambas chegaram a um acordo. Com isso, o Foz Cataratas foi reinserido no Estadual. E fechou o torneio com a taça.

O Foz levantou a taça da Chave Ouro. Foto Instagram Foz CataratasO Foz levantou a taça da Chave Ouro. Foto Instagram Foz Cataratas

O Campeonato Paranaense da Chave Ouro de 2019 teve 196 jogos. Foram marcados 1052 gols, uma média de 5,38 por partida. Fabinho, jogador do Campo Mourão, fechou o Estadual como artilheiro com 22 gols.

Outras notícias

Atleta londrinense de Taekwondo vence medalha de bronze em torneio internacional

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Time novato do RS contrata atacante Leandro, ex-Grêmio, Palmeiras e Santos

Liga Paraná

O fim de semana também foi de decisão na primeira edição da Liga Paraná. E o Marreco de Francisco Beltrão levantou a taça com a vitória por 3 a 2 sobre o Campo Mourão, em jogo realizado no ginásio Arrudão. O Marreco demorou onze anos para ter uma conquista expressiva no futsal paranaense. A equipe havia chegado em duas finais da Chave Ouro, nos anos de 2017 e 2018, mas em ambas ficou com o vice-campeonato. A partida decisiva ocorreu no último domingo (15). O Marreco havia vencido o jogo de ida por 6 a 1, em Campo Mourão, e voltou a derrotar o adversário no segundo jogo da final. Os gols do Marreco foram marcados por Alexandre Pintinho, duas vezes, e Canabarro. Luís Fernando e Fabinho marcaram para o Campo Mourão. Pintinho e Zequinha, que foram campeões da Liga Paraná com o Marreco, irão reforçar o Cascavel Futsal na temporada de 2020.

O Marreco venceu a Liga Paraná. Foto Adolfo PegoraroO Marreco venceu a Liga Paraná. Foto Adolfo Pegoraro

Fabinho, jogador do Marreco, terminou o torneio de mata-mata como artilheiro com sete gols.

A primeira edição da Liga Paraná teve a participação de 16 equipes. Além dos finalistas Marreco e Campo Mourão, disputaram o torneio o Dois Vizinhos, o Marechal, o Cascavel Futsal, o Pato Futsal, o Foz Cataratas, o Toledo, o Chopinzinho, o Palmas, o Siqueira Campos, o Guarapuava, o Prudentópolis, o Faxinal, o São Miguel e o Medianeira Costa Oeste.

Alexandre Pintinho vai reforçar o Cascavel Futsal em 2020. Foto Adolfo PegoraroAlexandre Pintinho vai reforçar o Cascavel Futsal em 2020. Foto Adolfo Pegoraro

Outras taças

O Paraná teve, em 2019, o campeão da Liga Nacional. No último dia 08 de dezembro, o Pato Futsal venceu o Sorocaba por 6 a 0 e conquistou o principal torneio do futsal brasileiro pela segunda vez. O Pato continua sendo o único representante do Paraná campeão da Liga. O time do sudoeste já havia faturado o torneio no ano passado.

O título do Campeonato Paranaense da Chave Prata foi para o sudoeste em 2019. O título ficou com o Chopinzinho, que derrotou o Siqueira Campos na decisão. Os dois times vão parte da elite em 2020. E estão na Liga Paraná.

A Chave Bronze, a terceira divisão do futsal paranaense, também terminou no fim de semana e o título ficou com o Operário Laranjeiras do Sul.

Este ano, a FPFS também organizou a primeira edição da Taça Federação, um torneio de mata-mata que foi vencido pelo Umuarama do técnico Nei Victor. Na decisão, o Umuarama derrotou o Ampére.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil derrota Colômbia por 3 a 1 em partida amistosa

Esportes
Imagem de destaque

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

Esportes

Guilherme Belarmino disputa o Pan-Americano de Kickboxing no Chile

Tarobá Esporte

Veja os resultados que encerraram as rodadas das Séries A e B do Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Brasil

Acidente no Centro de Londrina deixa motoristas feridas e carro tombado

Cidade
Londrina e região

UBSs não funcionam nesta sexta-feira com mudança de feriado em Londrina

Paraná
Paraná

Cidades do norte do Paraná registram temporal com granizo nesta terça-feira

Cidade
Londrina e região

Vídeos mostram homem tocando as partes íntimas na região central de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.