O Campeonato Paranaense da Chave Ouro já passou dos mil gols. Até agora, foram marcados exatos 1.013 gols em 189 jogos, uma média de 5,41 por partida. O time que mais contribuiu com essa alta média de gols foi o Pato Futsal, que balançou as redes 105 vezes. Já a defesa do Marechal, a mais sólida da competição, trabalhou bem para baixar a média de gols. A equipe de Fernando Malafaia foi a que menos sofreu gols no Estadual, 42 no total. Mas está em desvantagem. O Marechal foi derrotado pelo Umuarama por 3 a 1 no primeiro jogo das quartas de final do Estadual. Por isso, tem a obrigação de vencer o jogo de volta nesta sexta-feira (25) contra os comandados de Nei Victor. Marechal e Umuarama entram em quadra às 19h30, no ginásio Ney Braga, para a definição do segundo semifinalista da Chave Ouro. O time da casa precisa vencer para forçar uma disputa de pênaltis. Já o Umuarama tem a vantagem de jogar pelo empate.
O Marechal carrega consigo um estigma. Em 2018, caiu nesta mesma fase do Estadual para o Matelândia justamente nos pênaltis. Também eliminado da Liga Nacional nas oitavas, avançar na Chave Ouro se tornou uma obrigação para o tricampeonato do Estado. Sem contar que o Marechal vai enfrentar um time motivado. No último domingo, o Umuarama conquistou o título dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s) no futsal, no evento que foi disputado em Toledo. E no banco de reservas conta com o técnico Nei Victor, o maior vencedor do Estadual em atividade nesta edição da Chave Ouro. Com o Cascavel Futsal, Nei Victor faturou cinco títulos. E quer conduzir o Umuarama às semifinais, algo que não ocorre desde 2015, quando faturou o vice-campeonato.
Quem passar por este duelo irá enfrentar o vencedor do confronto entre Campo Mourão e Foz Cataratas. Os dois times fazem o jogo de volta no domingo (27), às 11 horas, em Campo Mourão, e o representante da fronteira tem a vantagem de jogar pelo empate.
O Marreco, algoz da Serpente Tricolor nas quartas de final, já está classificado e aguarda a definição do duelo entre Pato Futsal e Dois Vizinhos. Os dois times jogam neste sábado (26), às 20h05, no ginásio Dolivar Lavarda. No jogo de ida, empate em 4 a 4. Isso significa que quem vencer estará na próxima fase.