Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Os números do Campeonato Paranaense de 2021

22 mai 2021 às 10:27
Por: Luciano Neves
O Operário passou pelo Azuriz nos pênaltis. Foto André Jonsson/OFEC -

Ainda não sabe quando o Campeonato Paranaense de 2021 conhecerá o seu campeão. O plano da Federação Paranaense de Futebol (FPF), organizadora do certame, de terminar o Estadual antes do início das competições nacionais foi ‘pelo ralo’ depois da intervenção do Athletico-PR que, juridicamente, exigiu que fosse respeitado o intervalo de 66 horas entre uma partida e outra. Desse modo, o Paranaense tem uma semifinal definida enquanto que um dos duelos das quartas de final ainda não teve o primeiro jogo.

A FPF confirmou que o clássico entre Paraná Clube e Atheltico-PR na próxima segunda-feira (24). A partida será às 15h20, na Vila Capanema. A Federação evitou uma ‘bizarrice’ de fazer o jogo de ida das semifinais entre Londrina e Operário antes da definição do último semifinalista. Sendo assim, os dois times só vão se enfrentar depois que o FC Cascavel, também semifinalista, conhecer o seu adversário na próxima fase. Então, invariavelmente, as partidas decisivas do Estadual vão conflitar com o início das competições nacional.

A Serpente Auriengra joga no dia 05 de junho contra o Joinville, pela Série D do Brasileiro. O Paraná Clube estreia na Série C no dia 31 de maio contra o Ypiranga. Operário e Londrina estão na disputa da Série B. O Tubarão estreia na próxima sexta (28) contra o Brasil-PEL e o Fantasma pega o Vasco, no sábado (29), no Rio de Janeiro. O Furacão está envolvido em outras duas competições além do Estadual. Na Sul-Americana, joga pela última rodada na fase de grupos na próxima quinta (27) contra o Aucas. E depois tem jogo marcado contra o América-MG, no domingo (30), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Robinho tem cinco gols no Estadual. Foto Felipe FachiniRobinho tem cinco gols no Estadual. Foto Felipe Fachini

Números

Outras notícias

Atleta londrinense de Taekwondo vence medalha de bronze em torneio internacional

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Time novato do RS contrata atacante Leandro, ex-Grêmio, Palmeiras e Santos

O Campeonato Paranaense tem um time do interior na decisão, já que uma semifinal coloca frente a frente Londrina e Operário de Ponta Grossa, os dois últimos representantes do interior a levantarem a taça. O Tubarão venceu o Estadual em 2014 e o Fantasma foi campeão em 2015. Uma nova decisão do interior pode se formar. Para isso, o FC Cascavel precisa passar por Paraná Clube ou Athletico-PR.

Com a sofrida classificação diante do Azuriz na última quinta-feira, o Operário manteve os melhores números do Estadual. É o time com mais vitórias: 8. Também tem o melhor ataque com 21 gols, seguido pelo eliminado Maringá, que fez 20 gols, e por FC Cascavel e Coritiba, ambos com 19. O Fantasma também tem a melhor defesa com apenas quatro gols sofridos em treze jogos, o que dá uma média de 0,30 gols sofridos por jogo.

O Operário é dono da melhor campanha da primeira fase e, por isso, joga a segunda partida em casa no mata-mata tanto na semifinal contra o Londrina quanto na grande decisão, se chegar até lá.

Classificado para as semifinais do Estadual pela segunda vez na história, o FC Cascavel segue na busca pelo título inédito do Estadual. E construiu uma campanha sólida. É o único time invicto da competição. Em 13 jogos, foram sete vitórias e seis empates.

O Campeonato Paranaense de 2021 teve 72 jogos até agora. Ao todo, foram marcados 164 gols, o que dá uma média de 2,28 gols por jogo. A média ainda é inferior à da edição passada, que foi de 2,50. Em 80 jogos, foram marcados 200 gols. Os dois principais goleadores do Paranaense foram eliminados na última quinta. Bassani, do Maringá, tem sete gols, e Pachu, do Cianorte, balançou as redes seis vezes. Na luta pela artilharia, estão dois jogadores do FC Cascavel. Robinho chegou ao quinto gol contra o Maringá. E Léo Itaperuna é o vice-artilheiro do time com quatro gols. Alisson Safira, do Londrina, é outro candidato a artilheiro com cinco gols.

O Londrina eliminou o Cianorte. Foto Diego Menegon/CianorteO Londrina eliminou o Cianorte. Foto Diego Menegon/Cianorte

Competições nacionais

Os três semifinalistas conseguiram um bônus: FC Cascavel, Operário e Londrina estão garantidos na Copa do Brasil de 2022. A Serpente Aurinegra também se garantiu na Série D do Brasileiro do ano que vem, independente do que ocorrer na edição de 2021. A partir do próximo dia 05 de junho, o time do técnico Tcheco inicia a busca por uma vaga na Série C. Azuriz e Cianorte, que foram eliminados por Operário e Londrina, respectivamente, estão classificados para a quarta divisão nacional do ano que vem ao lado do FC Cascavel.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil derrota Colômbia por 3 a 1 em partida amistosa

Esportes
Imagem de destaque

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

Esportes

Guilherme Belarmino disputa o Pan-Americano de Kickboxing no Chile

Tarobá Esporte

Veja os resultados que encerraram as rodadas das Séries A e B do Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.