Estão definidas as 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. O Peru foi a última equipe a confirmar a vaga ao superar a Nova Zelândia por 2 a 0, na madrugada desta quinta-feira (16). Os gols da vitória foram marcados por Farfán e Christian Ramos. O Peru vai ser a quinta seleção sul-americana no Mundial.
A seleção de Ricardo Gareca, treinador que teve uma passagem frustrada pelo Palmeiras, quebrou um longo jejum, já que não participava de uma Copa do Mundo desde 1982. Aliás, algumas curiosidades sobre os peruanos que buscam a quinta participação no Mundial. O Peru esteve na primeira edição da Copa, em 1930. Depois, só voltou a disputar o Mundial em 1970. Inclusive, foi adversário da Seleção Brasileira nas quartas de final. O Brasil, de Zagallo, venceu por 4 a 2 e depois conquistaria o tricampeonato.
Oito anos mais tarde, na Copa da Argentina, Brasil e Peru voltaram a se enfrentar. Na segunda fase do torneio, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 0. Porém, a bronca dos canarinhos com os peruanos foi uma suposta entrega para a Argentina. O Peru foi goleado por 6 a 0 pelos anfitriões que foram para a decisão contra a Holanda e faturaram a Copa pela primeira vez. O goleiro peruano Quiroga teria sido acusado de receber 10 mil dólares para entregar o jogo. Na Espanha, em1982, em sua última participação, o Peru não passou da primeira fase.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia esteve ao lado do Peru, em 1982. E terminou a Copa na penúltima posição com três derrotas, uma delas para a Seleção Brasileira por 4 a 0. O representante da Oceania só voltou a disputar a Copa em 2010, na África do Sul. O detalhe é que foi a única seleção que terminou aquele mundial de maneira invicta. A Nova Zelândia teve três empates pelo Grupo F na fase inicial contra Eslováquia (1 a 1), Itália (1 a 1) e Paraguai (0 a 0). Lembrando que a Espanha não foi campeã da Copa de 2010 de maneira invicta e sofreu uma derrota para a Suíça na fase inicial. A Nova Zelândia não passou para a fase seguinte.
Outro detalhe interessante: a Copa de 2010 foi a única que teve dois representantes do continente da Oceania. Além da Nova Zelândia, a Austrália também disputou a Copa, porém, os australianos conquistaram a vaga por meio das Eliminatórias Asiáticas.
A Austrália vai para a Copa da Rússia. No jogo de volta da repescagem mundial, o time dos cangurus venceu Honduras por 3 a 1. Esta será a quinta participação da Austrália no Mundial e a quarta consecutiva. A Austrália também cruzou o caminho do Brasil na Copa de 2006, na Alemanha.
Dinamarca
A Dinamarca ocupou a última vaga europeia na Copa da Rússia. Ontem, o time goleou a Irlanda por 5 a 1 e vai para a sua quinta participação. A campanha mais lembrada dos dinamarqueses foi em 1986, no México, justamente a primeira vez que disputaram a Copa. Com três vitórias na fase inicial, uma delas sobre a forte Alemanha e outra de goleada sobre o Uruguai, o time foi chamado de ‘Dinamáquina’. Porém, caiu nas oitavas ao ser goleada pela Espanha por 5 a 1. A melhor participação da Dinamarca em Copas foi na França, em 1998. O time chegou nas quartas de final e deu muito trabalho para a Seleção Brasileira, de Zagallo. O estrelado Brasil, que tinha Ronaldo como principal jogador, venceu por 3 a 2 e acabou com o vice-campeonato.
Possíveis adversários do Brasil?
O sorteio dos grupos no próximo dia 1º de dezembro vai definir o caminho da Seleção Brasileira até o hexacampeonato. As classificadas Dinamarca e Austrália pode ser adversárias do Brasil na primeira fase. A possibilidade de ter dois europeus na chave encabeçada pelo time de Tite é grande. Logo, ele pode ter outro campeão mundial ao lado, que pode ser a Espanha ou a Inglaterra, seleção com quem o Brasil empatou em 0 a 0 no amistoso desta terça-feira (14), em Londres.
Aí os comandados de Tite terão que ter um cuidado a mais. As últimas seis derrotas da Seleção Brasileira em Mundiais foram para times europeus. Em 1998, o Brasil perdeu para a Noruega (2 a 1) e para a França (3 a 0). Em 2006, nova derrota para a França (1 a 0). Em 2010, a queda foi para a Holanda (2 a 1). E no último mundial, a Seleção Brasileira foi humilhada pela Alemanha (7 a 1) e também perdeu para a Holanda (3 a 0).
O consolo é que, nos cinco títulos do Brasil, a conquista foi sobre europeus. Em 58, no primeiro título, a Seleção Brasileira só enfrentou times da Europa. Foram cinco vitórias e um empate. A campanha do bi, em 62, teve menos embates contra europeus, apenas quatro jogos. Mesma situação na campanha do tri, em 1970, no México. O detalhe é que a Seleção trucidou os europeus naquela edição: 4 a 1 na Tchecoslováquia, 1 a 0 na Inglaterra, 3 a 2 na Romênia e 4 a 1 na Itália na decisão.
Nas campanhas do tetra, em 1994, e do penta, em 2002, o Brasil teve cinco confrontos contra times da Europa. Nos Estados Unidos foram três vitórias contra Rússia (2 a 0), Holanda (3 a 2) e Suécia (1 a 0) nas semifinais. O Brasil empatou com a Suécia (1 a 1) na primeira fase e depois empatou sem gols com a Itália na final, conquistando o título nos pênaltis.
No Japão e na Coreia do Sul, os canarinhos de Felipão tiveram 100% de aproveitamento sobre os europeus: 2 a 1 na Turquia, 2 a 0 na Bélgica, 2 a 1 na Inglaterra, 1 a 0 na Turquia e 2 a 0 na Alemanha, na decisão.
Confira agora a lista dos 32 classificados para a Copa do Mundo
Europa
Rússia - França - Portugal - Alemanha - Sérvia - Polônia - Inglaterra - Espanha - Bélgica - Islândia - Suíça - Croácia - Suécia - Dinamarca
América do Sul
Brasil - Uruguai - Argentina - Colômbia - Peru
Concacaf
México - Costa Rica - Panamá
Ásia
Irã - Japão - Coreia do Sul - Arábia Saudita – Austrália
África
Tunísia - Nigéria - Marrocos - Senegal - Egito