A quarta rodada do Campeonato Paranaense contribuiu para elevar a média de gols da competição. Foram 13 em seis jogos, mesmo desempenho da segunda rodada. Agora, são 40 gols em 24 jogos, uma média de 1,67 por partida. Na quarta rodada, o destaque foi para o Operário de Ponta Grossa, que aplicou a maior goleada da competição: 4 a 0 sobre o Cascavel, no Germano Krüger. O Fantasma é dono do melhor ataque da competição com oito gols. E também tem um dos artilheiros do Paranaense. Contra a Serpente Aurinegra, Marcelo saiu do banco de reservas para marcar o terceiro gol dele na competição. Quem também marcou três vezes foi Igor Paixão, atacante do Coritiba. Ele ajudou a sua equipe derrotar o Rio Branco de Paranaguá por 2 a 0. Fantasma e Coxa estão com nove pontos e ocupam a segunda e a terceira posições na tabela, respectivamente.
A liderança isolada é do atual campeão Londrina, que empatou em 1 a 1 com o Athletico-PR no Estádio do Café. Com este resultado, o Tubarão tem dez pontos ganhos. Londrina e Furacão são os dois únicos times que ainda estão invictos no Estadual.
A rodada foi marcada por uma situação emblemática. O Independente São Joseense conseguiu a primeira vitória na elite estadual ao derrotar o Paraná Clube por 1 a 0. Gabriel Honório marcou o primeiro gol da história do clube na principal divisão do futebol paranaense. Até quarta-feira, o São Joseense ainda não havia balançado as redes. E como tem só esse golzinho em quatro jogos, o Independente ainda é dono do pior ataque da competição.
O time de pior campanha no Paranaense até agora é o União de Francisco Beltrão, que subiu para a primeira divisão no ano passado justamente ao lado do Independente. O time sofreu a quarta derrota em quatro jogos e está na lanterninha ainda sem pontuar. O União também é dono da pior defesa com seis gols sofridos. O time beltronense foi derrotado pelo Cianorte por 1 a 0 e o Leão do Vale do Ivaí é um dos destaques positivos. Subiu para o quarto lugar com sete pontos. No sudoeste, o Azuriz deu sinais de reação e fez 3 a 0 no Maringá. Com isso, entrou no G-8 do Paranaense com quatro pontos.
Quinta rodada
A quinta rodada será aberta neste sábado (05) com dois jogos. Coritiba e Operário podem assumir a liderança provisória da competição. O Coxa visita o Independente às 16 horas, no Estádio do Pinhão. E o Fantasma visita o Paraná Clube às 19 horas, na Vila Capanema. O Tricolor da Capital está em crise, com três derrotas em quatro jogos.
No domingo (06), serão mais quatro partidas. O Cianorte, enfim, joga no Estádio Albino Turbay e recebe o Azuriz, às 16 horas. Nos dois primeiros jogos como mandante, o Cianorte atuou em Maringá. Também neste horário, o Rio Branco recebe o Maringá no Gigante do Itiberê.
Dois jogos, às 19 horas, fecham a rodada. O Athletico-PR volta a atuar na Arena da Baixada e recebe o lanterninha União. E no Estádio Olímpico Regional, o Cascavel tenta se recuperar da goleada sofrida para o Operário e recebe o líder invicto Londrina. O jogo será a reedição da final de 2021. Serpente Aurinegra e Tubarão fizeram a final do ano passado e empataram os dois jogos em 1 a 1. O Londrina levantou a taça depois de levar a melhor na disputa de pênaltis. O que dá esperança para a torcida aurinegra é o retrospecto. O Cascavel não perde para o Londrina há seis anos. A última vitória do Tubarão ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2016, 1 a 0, no jogo que ocorreu em Arapongas. Na elite do Estadual, as duas equipes fizeram nove jogos, com quatro vitórias do Cascavel, duas vitórias do Londrina e três empates, todos na edição passada do Paranaense.