De cabeça erguida, o Londrina foi eliminado do Campeonato Paranaense. Na noite desta quarta-feira, o Atlético venceu o LEC pelo placar de 1 a 0 se garantiu na grande final da competição estadual. A briga pelo título será contra o Coritiba. O primeiro jogo, neste fim de semana, será no Couto Pereira e grande decisão vai ser na Arena da Baixada, no outro fim de semana.
Resta ao técnico Marquinhos Santos preparar o time, já com os novos reforços para a estreia do time no Campeonato Brasileiro da Série B, no dia 14 de abril, contra Boa Esporte. O jogo vai ser no Estádio do Café e esta vai ser a primeira chance de a torcida mostrar que está junto com a equipe. No Paranaense, houve até princípio de boicote de público quando Ricardinho ainda era o treinador. O maior número na competição estadual foi na fase de classificação contra o Coxa: apenas 2.684 pagantes.
Se na arquibancada o Londrina precisa melhorar, dentro das quatro linhas é possível tirar lições também. Keirrison mostrou que fisicamente não é confiável. Caíque pouco atuou e quando teve oportunidade, perdeu a chance do empate com o Atlético na final do segundo turno. O zagueiro Lucas Áfrico tem contrato até o fim do estadual e não atuou nas últimas partidas. O meia Rodrigo Figueiredo e o atacante Gustavo Tocantins também não são mais aproveitados como antes.
Mas o elenco também teve quem casou boas impressões. Marquinhos Santos ganhou a confiança da galera. Em cinco jogos, foram duas vitórias, dois empates e apenas a derrota para o Atlético. Entre os jogadores, o lateral direito Matheuzinho foi uma bela surpresa. O jovem foi promovido após a Taça São Paulo de Juniores. O também lateral Roberto chegou e ganhou a camisa 6. No meio-campo, Moisés, Romisson, Lorenzi e Thiago Primão mostraram qualidade.
No ataque, depois da chegada do novo técnico, os antes esquecidos Marcelinho e Wesley viraram titulares. Wesley, inclusive precisou de dois jogos para marcar quatro gols. Já soma cinco em 2018. Eles ajudaram a dividir a responsabilidade com Carlos Henrique, artilheiro da equipe na temporada com seis gols. E é justamente no setor ofensivo que a concorrência deve aumentar daqui para frente.
A diretoria do Londrina negocia com três jogadores do Foz. Os atacantes Luccas Brasil, autor de quatro gols no Paranaense, e Raphael Alemão, que marcou dois. O outro jogador do Foz em negociação é o volante Matheus Olavo. A diretoria ainda tenta o experiente atacante Dagoberto, de 35 anos, que na temporada passada esteve no futebol norte americano. A negociação foi confirmada pelo técnico alviceleste.
Pra não falar que os reforços são apenas do meio para frente, o técnico Marquinhos Santos confirmou na entrevista coletiva após a derrota para o Atlético que o zagueiro Leandro Almeida, ex-Coritiba e Palmeiras, deve chegar nos próximos dias. Outro que vai desembarcar em breve é o goleiro Vagner, também ex-Palmeiras e que disputou o Paulistão pelo Ituano. Já anunciados oficialmente, o meia Dudu Figueiredo e o atacante Dalberto aguardam oportunidades para mostrarem serviço.
Ainda sobre as contratações, Marquinhos Santos destacou a importância de ter um elenco numeroso e com qualidade para a disputa da Série B do Brasileiro. Como exemplo, os jogadores lesionados que estão atualmente no departamento médico foram citados, como Silvio, Dirceu, entre outros. Além deles, estão fora por lesões o goleiro César, o volante Germano. O também volante Jardel já está recuperado, mas ainda nem entrou em campo por ter passado muito tempo em tratamento.
Duas semanas separam o Londrina da segunda divisão nacional. Até lá, muitas novidades devem ser anunciadas.
Quer me seguir nas redes sociais?