Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Restam apenas nove vagas para a Copa da Rússia. Quem vai e quem fica

11 out 2017 às 08:58
Por: Luciano Neves
O Brasil despachou o Chile. Créditos: Lucas Figueiredo/CBF -

A Copa do Mundo seria a mesma ‘Copa do Mundo’ se Messi e Cristiano Ronaldo ficassem de fora? O torneio na Rússia aconteceria de qualquer forma, mas não há dúvidas que perderia um pouco do brilho. Para alívio de lusos e argentinos, os dois astros estarão em solo russo com suas seleções no ano que vem.

O fechamento das Eliminatórias na América do Sul e na Europa definiu boa parte das seleções classificadas para o Mundial. Agora, 23 times estão confirmados na Copa da Rússia. As outras nove vagas restantes sairão da repescagem e do continente africano. Vamos ver agora quem fez a festa da classificação, quem ainda sonha com a presença na Copa e quem teve o dissabor de ficar de fora.

América do Sul

A rodada derradeira das Eliminatórias na América do Sul foi uma das mais dramáticas de todos os tempos. Isso porque apenas a Seleção Brasileira estava matematicamente classificada. Haviam três vagas em aberto, mais a repescagem. Entre os desesperados, estava a bicampeã mundial Argentina, que ficou em segundo lugar no torneio passado.

Outras notícias

Veja data e local da estreia do campeão da Libertadores na Copa Intercontinental

Acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles na Serra das Araras, no RJ, deixa três mortos

Cascavel Futsal faz mais um clássico contra o Pato Futsal neste sábado

Mas Messi foi fundamental na vitória por 3 a 1 sobre o Equador, fora de casa, e colocou os Hermanos de forma direta na Copa. O Uruguai só precisava de um empate em casa contra a Bolívia, mas goleou por 4 a 2 e vai para a Rússia. O empate em 1 a 1 entre Colômbia e Peru foi bom para os dois times. A Colômbia se classificou de maneira direta, em quarto lugar. E o Peru, que disputou uma Copa do Mundo pela última vez em 1982, tem a chance de retornar para o torneio. Basta passar pela Nova Zelândia, campeã da Oceania, na repescagem.

Quem viveu um drama foi o Chile. A atual geração de atletas é considerada a melhor de todos os tempos do futebol chileno. A ‘Roja’ conquistou duas edições da Copa América e esteve na Rússia este ano para a disputa da Copa das Confederações, ficando com o vice-campeonato ao ser derrotado pela Alemanha. A derrota por 3 a 0 para o Brasil, na Arena Palestra, minou o saldo de gols do Chile e a seleção ficou atrás do Peru, portanto, fora da Copa. O Chile disputou as duas últimas edições e no Mundial do Brasil foi uma ‘pedra do sapato’ de times tradicionais. Ajudou a eliminar a Espanha na primeira fase e deu um suador no Brasil nas oitavas de final, levando a decisão para os pênaltis. Referências no futebol como Arturo Vidal e Alexis Sanchez vão assistir a Copa pela televisão.

Europa

Portugal tinha um confronto direto com a Suíça na última rodada do Grupo B. Um empate colocaria a seleção de Cristiano Ronaldo na repescagem. Porém, os lusos venceram por 2 a 0 e confirmaram a vaga direta. No Grupo A, a França confirmou o favoritismo, venceu a Bielo-Rússia por 2 a 1 e também está no Mundial. Inclusive, a França aparece na lista de favoritos ao título. A anfitrião Rússia, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e a Islândia, que tem uma população menor que Cascavel e vai disputar a Copa pela primeira vez, estão classificadas.

O Velho Continente tem mais quatro vagas na Copa e elas sairão da repescagem europeia. Alguns times tradicionais do futebol mundial terão que passar por este suplício. Os oito melhores segundos colocados dos nove grupos têm a chance de disputar o mundial. Um sorteio que será realizado no dia 17 de outubro vai definir os quatro confrontos. No Pote 1 estarão Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia. No Pote 2, ficaram Suécia, Irlanda, Irlanda do Norte e Grécia.

Na Europa, a tradicional seleção da Holanda, três vezes vice-campeã mundial e semifinalista nas duas últimas edições, não vai disputar a Copa da Rússia, como ocorreu em 2002, quando não se classificou. O time laranja ficou em terceiro lugar no Grupo A atrás de França e Suécia. Ou seja, o astro Robben presente nas últimas três Copas se aposentou da seleção holandesa.

Concacaf

Quem teve uma decepção semelhante foi o time dos Estados Unidos, que disputou todas as últimas sete edições da Copa e é considerado uma das seleções mais tradicionais da Concacaf. De 1990 para cá, avançou para a segunda fase em quatro ocasiões e em 2002 chegou nas quartas de final. A campanha ruim nas Eliminatórias deixou o time americano fora da Copa da Rússia.

Na Concacaf, quem fez a festa foi a seleção do Panamá, que venceu a Costa Rica por 2 a 1, e conseguiu a classificação inédita para o Mundial. Os tradicionais times do México e da Costa Rica conquistaram a vaga com antecedência. Honduras vai tentar o ingresso na Rússia por intermédio da repescagem contra a Austrália, representante da Ásia.

Ásia

A Ásia foi o primeiro continente a definir seus representantes pelas Eliminatórias. Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita ocuparam as quatro vagas diretas.

África

A rodada final das Eliminatórias Africanas será realizada no dia 05 de novembro. Por enquanto, a tradicional Nigéria e o Egito estão matematicamente classificados. O Egito, inclusive, vai disputar a terceira Copa e não aparecia entre os classificados desde o Mundial de 90. A participação anterior ocorreu na segunda edição, em 1934.

Na África, quem está muito perto de voltar para a Copa é a Tunísia. Ausente nas duas últimas edições, o time lidera o Grupo A com 13 pontos e precisa apenas de um empate. No Grupo C, Marrocos e Costa do Marfim travam um confronto direto. Os marroquinos jogam pelo empate e os ‘Elefantes’, que disputaram as últimas três Copas, precisam da vitória.

O Grupo D é o mais equilibrado. Senegal lidera com oito pontos e se vencer a África do Sul garante a vaga no Mundial pela segunda vez. Burkina Faso e Cabo Verde também tem chances.

A África do Sul, que sediou a edição de 2010, está fora. Além dos sul-africanos, outros times de tradição na África amargaram a eliminação. Casos de Camarões, que fez história em 90, Argélia, que avançou para as oitavas de final no Mundial do Brasil, e Gana, que esteve presente nas últimas três edições e chegou até as quartas de final em 2010.

Veja também

Relacionadas

Os Donos da Bola Interior
Imagem de destaque

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Esportes
Imagem de destaque

Cascavel Handebol participa neste fim de semana de mais uma etapa da Liga Nacional

Esportes

Aguerre, goleiro que parou o Flamengo, foi reserva do América-MG

Esportes

Santos bate o Botafogo-SP, vence a 3ª seguida e segue na caça ao líder na Série B

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente morre ao ser atropelada acidentalmente pelo pai que manobrava caminhão

Cidade
Brasil

Homem que teria agredido esposa no mês passado morre em confronto em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ventos fortes deixam rastro de destruição em Londrina e cidades da região

Cidade
Cascavel e região

Paraná Pesquisas mostra novos números da corrida eleitoral em Cascavel

Cidade
Paraná

Vendaval deixa mais de 40 mil imóveis sem energia no norte do Paraná, segundo Copel

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.