Foto: Ícaro e Euller foram apresentados no começo de 2017 - Rafael Ribeiro/Londrina EC
A temporada 2017 chegou ao fim para o Londrina. Foi um ano movimentado dentro de campo e fora dele também. A diretoria chegou a sonhar com acesso para a Série A do Brasileiro e teve que qualificar elenco ou superar problemas de lesões de jogadores. No total, foram 28 contratações realizadas desde o início da temporada. Vamos aos nomes, por ordem de chegada:
1) Fabinho - atacante
Apresentado na primeira semana de janeiro, jogador veio de uma boa Série B 2016 pelo Vila Nova. No LEC, não se firmou. Marcou quatro gols no Paranaense e Série B 2017. No decorrer da segunda divisão nacional, Fabinho deixou a equipe para defender o rebaixado ABC. Hoje, está no XV de Piracicaba.
2) Ayrton - lateral
Apresentado ao lado de Fabinho, o jovem lateral emprestado pelo Fluminense foi um dos destaques do time na temporada 2017, que terminou com o quase acesso do Londrina para a Série A e o título da Copa da Primeira Liga. Retornou ao clube carioca.
3) Thiago Cunha - atacante
A imprensa conheceu o jogador no mesmo dia que Fabinho e Ayrton. O jogador estava no futebol asiático e teve muitos problemas de documentação. Foi dispensado sem entrar em campo.
4) Quaresma - lateral
Jogador veio do futebol gaúcho e foi o quarto atleta apresentado na primeira semana de janeiro. Teve muitas lesões que o tiraram de ação por longos meses. No Londrina, entrou em campo poucas vezes e não encantou. O gestor de futebol Sérgio Malucelli informou que não deve utilizar o jogador para 2018.
5) Alan - goleiro
Revelado pelo Londrina, o jogador estava no Cruzeiro e veio emprestado ao LEC. Começou a temporada como titular. Falhou muito e perdeu a titularidade para o então terceiro goleiro César. Malucelli anunciou que, mesmo assim, jogador deve continuar por aqui em 2018.
6) Ícaro - zagueiro e volante
Jogador veio emprestado pelo Coritiba. Jogou pouco e quando teve chances não encantou. Voltou para o clube da capital.
7) Euller - atacante
Assim como o lateral Ayrton, veio emprestado pelo Fluminense. Diferentemente do colega, não se destacou e deixou o Londrina após o Campeonato Paranaense.
8) Brandão - atacante
Chegou com grande expectativa. Após passagens de destaque no futebol europeu e períodos apagados em clubes modestos do Brasil, Brandão foi apresentado ao lado do pai dele, o também Brandão, ídolo do LEC pelos gols que fazia. O filho, porém, não rendeu como o pai. Marcou apenas um gol e deixou o time após o Paranaense para atuar na Grécia.
9) Paulo Rangel - atacante
Outro atacante que veio do futebol asiático. Ao contrário de Thiago Cunha, este jogou e fez cinco gols pelo Tubarão. Saiu antes do início da Série B após vencimento do contrato e voltou a atuar na Ásia.
10) Télo - lateral
Lateral que atua pela direita. Chegou ao Londrina depois de ter disputado a terceirona do Paranaense pelo Iraty. Não demonstrou qualidade e foi dispensado no decorrer da Série B, com poucos minutos em campo desde que chegou.
11) Artur - atacante
Com 19 anos, no primeiro semestre atuou pelo Novorizontino. Não fez gol. No Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira foi reserva. Até então não havia marcado gol como profissional. O Londrina foi o trampolim da carreira de Artur, que voltou ao Palmeiras após oito gols e 11 assistências na Série B do Brasileiro. Deixa saudades no torcedor.
12) Zé Carlos - goleiro
Chegou para ser o novo camisa 1 e dar sequência no legado de Danilo, Vitor e Marcelo Rangel. Era pra ele apagar a desconfiança da torcida com as atuações irregulares de Alan e César, que fez a estreia como profissional apenas no decorrer do Paranaense. O problema veio na segunda rodada da Série B. Um lance no final do jogo contra o Brasil de Pelotas gerou discussão entre o zagueiro Luizão e o goleiro. Discussão que quase virou pancadaria após o fim da partida. Resultado: os dois desligados do elenco. Luizão foi emprestado ao Coritiba. Zé Carlos foi dispensado.
13) Carlos Henrique - atacante
Veio emprestado pelo PSTC após marcar cinco gols pelo time Procopense no Paranaense e Copa do Brasil. Fora de forma, ficou sem entrar em campo durante várias rodadas do início da Série B. Depois, ele deslanchou. Fechou a competição com nove gols. Continua no LEC.
14) Patrick Vieira - meia
Emprestado pelo Palmeiras, foi atrapalhado pelas lesões. Pouco atuou. A diretoria alviceleste tenta renovar o empréstimo dele para 2018 junto ao clube paulista.
15) Elton Martins - atacante
Chegou em Londrina após ter disputado a Série A2 do Paulista, a segunda divisão do estado vizinho. Não rendeu o esperado e deixou o Tubarão no decorrer da Série B do Brasileiro.
16) Jonatas Belusso - atacante
Esse ainda deixa saudades. Chegou após marcar 12 gols pelo Brusque no Campeonato Catarinense e Copa do Brasil. Sucesso repetido no Londrina. Ele precisou de menos de metade da Série B do Brasileiro para marcar 11 gols, se transferir para o futebol árabe e, mesmo assim, fechar o ano como vice-artilheiro do LEC na temporada, atrás apenas de Germano, que marcou 12 gols na Copa da Primeira Liga, Série B e Paranaense.
17) Jardel - volante
Campeão gaúcho pelo Novo Hamburgo, o volante fez uma boa primeira metade de Série B. No restante da competição, a parte física atrapalhou. O jogador vai completar 31 anos de idade em 2018 e renovou com o Tubarão até o fim da próxima temporada.
18) Kady Borges - meia
Emprestado pelo Coritiba. Não jogou. Voltou ao Coritiba.
19) Thiago Lopes
Emprestado pelo Coritiba. Era para ser uma alternativa para as atuações irregulares do meia Celsinho. Era. Mostrou pouco serviço e voltou ao Coritiba antes do término da Série B.
20) Victor Golas - goleiro
Chegou para ser o novo “número 1” da meta londrinense após a dispensa de Zé Carlos. Ficou assistindo de camarote o jovem goleiro César evoluir e se garantir como novo titular do Londrina. Contrato terminou em 30 de novembro. Jogador vai disputar o Paulistão pelo Linense.
21) Reginaldo - lateral
Contratado no decorrer da Série B, o lateral agradou. Marcou dois gols e renovou contrato por mais uma temporada. No entanto, o jogador vai disputar o Paulistão pelo São Bento e retorna ao Londrina para a disputa da Série B 2018.
22) Gustavo Silva - zagueiro
Veio do Boavista, que disputou a Série D do Brasileiro. Por aqui, mostrou falhas e não assegurou lugar no time. Retornou ao Boavista para disputar o Campeonato Carioca.
23) Dirceu - zagueiro
O capitão do título estadual de 2014 estava no Figueirense, sem atuar e sem receber salários. Conseguiu sair por decisões judiciais. No Tubarão, reencontrou o bom futebol, foi campeão da Copa da Primeira Liga e deve renovar contrato para 2018.
24) William Henrique - atacante
As lesões atrapalharam. Pouco jogou e foi embora ao término da Série B sem marcar gol.
25) Edson Silva - zagueiro
Veio emprestado pelo Red Bull Brasil, que disputou a Série D do Brasileiro. Fez uma bela dupla de zaga ao lado de Dirceu. Como tinha contrato com o clube paulista, retorna para disputar o campeonato estadual por lá. Está verbalmente acordado com a diretoria para disputa a Série B 2018 pelo Londrina.
26) Anderson Aquino - atacante
Chegou e não teve tempo de mostrar serviço. Um problema familiar fez o jogador pedir desligamento e ficar o restante da temporada sem atuar. Não deve retornar ao Londrina.
27) Ricardinho - atacante
Veio do futebol mexicano e também teve poucos jogos para mostrar serviço. Autor de um gol, meio sem querer, não teve vínculo renovado após o término da Série B.
28) Negueba
Também com pouco tempo para mostrar serviço, o último reforço do ano aproveitou a chance que teve aqui após passagens apagadas por Atlético Goianiense e Ponte Preta. No Londrina, Negueba vestiu a camisa 10, marcou dois gols, foi campeão da Copa da Primeira Liga e fez o torcedor esquecer o meia Celsinho. Com propostas de fora do país, o atacante não deve permanecer em 2018.