Agradar parte da torcida e resolver boa parte dos problemas financeiros. É com esta proposta que membros da diretoria do Londrina Esporte Clube começaram a se reunir nos últimos dias. O objetivo é encontrar soluções rápidas que deixem o Estádio Vitorino Gonçalves Dias, o famoso VGD, com condições de jogo já para o Campeonato Brasileiro da Série B, que tem início na metade de abril.
Na tarde desta segunda-feira, conversei por telefone com o presidente do Londrina, Claudio Canuto, que explicou de maneira mais detalhada quais são os pensamentos para readaptação do VGD. A primeira questão é a capacidade de público. O presidente alviceleste adiantou que já existe um sinal positivo do Corpo de Bombeiros para liberação de 8 mil pessoas no estádio. A Polícia Militar ainda precisa liberar estes oito mil lugares, no mínimo.
Mesmo assim, o objetivo é ampliar ainda mais o número. A meta final é liberação para dez mil torcedores, capacidade mínima que Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determina para a segunda divisão nacional. Outra alternativa seria a instalação de arquibancadas tubulares na parte traseira do gol de entrada do público no VGD.
Em relação ao gramado, o presidente Claudio Canuto destacou que as condições do campo de jogo do VGD estão parecidas com as do Estádio do Café. Caso o VGD passe a receber os jogos da Série B do Brasileiro, as atividades das escolinhas de futebol e dos times das categorias sub-15 e sub-17 seriam destinadas a outros campos da cidade.
O Vitorino Gonçalves Dias é uma alternativa para a atual fase financeira do LEC. Se atuar lá, não há pagamento de aluguel, já que o VGD foi concedido ao clube por um período determinado. No Estádio do Café, a situação muda. O aluguel para uma partida sem iluminação é de R$ 3 mil. Para um jogo que tenha uso do sistema de iluminação, o valor sobre para R$ 4,5 mil. Outra medida para retorno financeiro seria venda de espaços publicitários dentro do VGD.
As próxima questões não foram abordadas com o presidente do Tubarão, mas é fato que para receber um evento de competição nacional o clube precisaria investir também no sistema de monitoramento e iluminação do campo de jogo. Com o LEC em campo, o Campeonato Paranaense de 2016 foi a última competição profissional que o VGD recebeu.
Até o momento, o Londrina já realizou seis partidas como mandante na temporada 2018. De acordo com os boletins financeiros disponibilizados pela Federação Paranaense de Futebol e CBF, foram vendidos 9.396 ingressos no total. A média de público é de 1.566 pagantes por jogo.
Quer me seguir nas redes sociais?