Numa das primeiras conversas que tive com o técnico do time Sub-19 do Futebol Clube Cascavel (FCC), Ivan Mororo, ele recordou as boas campanhas que fez nas categorias de base dos clubes anteriores no Campeonato Paranaense. Na ocasião, Ivan se desafiou. Disse que queria colocar a Serpente Aurinegra entre os quatro melhores times do Estado. Ele conseguiu isso. Levou o FCC até as semifinais da atual edição do Campeonato Paranaense Sub-19. Só que na mesma ocasião, ele deixou claro que queria mais. “Quem sabe até ser campeão”, completou.
Apenas duas partidas separam Ivan Mororo deste objetivo maior. Neste sábado (16), o FCC faz o primeiro jogo da grande decisão do campeonato conta o Paraná Clube. A Serpente Aurinegra recebe o Paraná Clube às 16 horas, no Estádio Olímpico. A vaga na final veio na última quarta quando o time de Ivan Mororo superou o Londrina por 2 a 1 no Estádio do Café, com gols de Bitelo e Chininha. No jogo de ida, os dois times empataram em 3 a 3. Essa combinação de resultados colocou a Serpente Aurinegra na decisão. O Paraná Clube passou pelo Coritiba nas semifinais. Depois de dois empates em 2 a 2, a Gralha Tricolor eliminou o Coxa nos pênaltis por 6 a 5.
Ivan Mororo reconhece que o Cascavel é a ‘zebra’ nesta decisão. Mas sua equipe não vai medir esforços para conquistar a inédita taça. “É mais um jogo difícil. Mas a gente sempre fala se é difícil para nós tem que ser difícil para eles também. Serão jogos equilibrados e quem errar menos vai ganhar. É o Paraná Clube, mas poderia ser o Coritiba e até o Londrina nesta final. São todos jogos muito difíceis. Então nós vamos tentar complicar a vida deles para que possamos sair com o título. O Paraná, por ser um dos grandes do Estado, já está acostumado a ganhar. Então para nós, por ser o primeiro título, temos que correr atrás disso aí”, disse Ivan Mororo.
Campanhas
Cascavel e Paraná Clube já se enfrentaram neste Paranaense. Os dois times fizeram parte do Grupo D da competição na segunda fase e jogaram no dia 30 de agosto no campo da Associação Atlética Coopavel. As duas equipes ficaram no empate em 0 a 0. O Paraná Clube terminou em primeiro lugar na chave com a Serpente Aurinegra em segundo. Ambos avançaram para a terceira fase.
O time da Capital tem melhor campanha, por isso tem o direito de fazer o jogo de volta em casa. A segunda partida decisiva deve ocorrer na próxima terça (19), em Curitiba. O Paraná fez 26 jogos com 17 vitórias, oito empates e uma derrota, um aproveitamento de 75%. A Gralha marcou 70 gols e sofreu apenas 19. Já o Cascavel entrou em campo 22 vezes, com 13 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 66%. Os garotos de Ivan Mororo marcaram 47 gols e sofreram 23. Bolt, com 13 gols, é o principal artilheiro da equipe. No entanto, ele não atua mais pelo clube. Sendo assim, Chininha, com nove gols, passou a ser a esperança ofensiva da Serpente Aurinegra.