Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Serpente Aurinegra em dose dupla no fim de semana

07 ago 2017 às 09:01
Por: Luciano Neves

A torcida do Futebol Clube Cascavel (FCC) pôde ver a equipe em campo em dose dupla neste fim de semana. No sábado (05), os garotos do time Sub-19 superaram o Rio Branco de Paranaguá por 3 a 2, em jogo realizado no campo da Associação Atlética Coopavel, válido pela segunda fase do Campeonato Paranaense da categoria. O time sentiu os vários desfalques e sofreu para construir o resultado positivo. Os gols foram dos zagueiros Chiesa, que fez dois, e Joaquim, todos de cabeça. Neto e Renan marcaram os gols do Rio Branco. O time cascavelense sofreu um pouco mais para construir o resultado em virtude dos inúmeros desfalques, mas conseguiu a quinta vitória em casa e continua com 100% de aproveitamento como mandante.


Sub-23

Mas o jogo mais aguardado do fim de semana foi o ‘clássico da soja’ entre FCC e Toledo pela Taça FPF. Este é um torneio para jogadores profissionais abaixo dos 23 anos, por isso, pode até ser visto como uma competição de base. Até porque, não há dúvidas que servirá de vitrine para estes jovens atletas. Muitos deles vão aparecer nos clubes que vão disputar o Campeonato Paranaense do ano que vem. E, sobretudo, pela importância da Taça FPF, que vai brindar o campeão com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2018. Portanto, é o caminho mais curto para o ingresso no cenário nacional.

A expectativa para ver os novos atletas da Serpente Aurinegra era gigantesca, mas não teve grandes reflexos em termos de público. O ‘clássico da soja’, realizado no Estádio Olímpico Regional, na manhã deste domingo (06), teve um público total de pouco mais de 300 pessoas.

E quem optou por almoçar um pouco mais tarde viu a vitória da Serpente Aurinegra sobre o Porco por 2 a 1, na primeira rodada da Taça FPF. Os gols do jogo saíram todos na etapa final. Tocantins e Rodrigo Gasperin, de pênalti, marcaram para o FCC. No finzinho da partida, David descontou para o Toledo.

Agora, será que o público aprovou o time que vai buscar a vaga na Série D?

Outras notícias

Corinthians terá Hugo Souza contra o Flamengo, mas ainda por empréstimo; entenda o cenário

Após polêmica, CBF tira treinos da Seleção Brasileira do CT do Corinthians

Copa do Brasil: Fla e Corinthians começam a jogar por vaga na final

Bom, tomei a liberdade de analisar o time escalado pelo técnico Rodrigo Cabral neste primeiro jogo da competição estadual.


Os destaques

Antes de analisarmos os setores do time dentro de campo, listo aqui os destaques da vitória. Na minha visão, o principal jogador do FCC foi o volante Tubarão. Este foi um dos jogadores que começou a sua trajetória na Serpente Aurinegra no time Sub-19 e foi trazido pelo técnico Ivan Morono. Inclusive, era o capitão da equipe antes de ser efetivado no time de cima. O versátil jogador atuou na lateral direita nos amistosos de preparação para a Taça FPF. No penúltimo treino, Rodrigo Cabral optou por escalá-lo no meio e colocou o Rodrigo Gasperin, jogador de origem da lateral direita. Esse foi o grande ponto positivo da escalação do treinador. Tubarão foi soberano no meio-campo. Desarmou o adversário, cadenciou o jogo quando necessário e foi quase perfeito nos passes.

E Rodrigo Gasperin foi o outro grande destaque positivo. Não foi um lateral defensivo e deu um auxílio importante no ataque. Tanto é que o passe para o primeiro gol, marcado por Tocantins, saiu de seus pés.

O segundo gol também começou com ele. O camisa 2 tentou cruzar e a bola tocou na mão do lateral Diego, do Toledo. Pênalti que ele mesmo bateu com autoridade e frieza e anotou o segundo gol da Serpente Aurinegra.

Rodrigo Gasperin teve o privilégio de treinar com o time profissional do FCC durante o Campeonato Paranaense. O jogador veio do Paraná Clube e chegou um pouco antes do técnico Agenor Piccinin assumir a equipe. Não chegou a atuar em nenhuma partida do estadual, mas desta vez, ofereceu uma boa alternativa para Rodrigo Cabral.


A defesa

Agora sim vamos analisar o FCC por setores, começando pela defesa. Primeiro, o setor defensivo não teve tanto trabalho em função da fragilidade do time do Toledo. Na única bobeada da defesa, o Porco fez o seu gol. Antes disso, o goleiro Guilherme, único ‘prata da casa’ genuíno da Serpente Aurinegra, deve ter feito uma, duas defesas, no máximo. Já falei do lateral Rodrigo Gasperin. A dupla de zaga, com exceção do gol sofrido, não comprometeu. Já na lateral esquerda, durante os treinos, Elivelton mostrou uma virtude ofensiva que não colocou em prática no jogo contra o Toledo. Isso pelo fato do time ter atacado muito pelo lado direito.


Meio-campo

Para quem tem obsessão por esquemas táticos, me parece que o FCC atuou num 4-2-3-1. Nesse sentido, os volantes foram muito bem. Já falei das virtudes de Tubarão no jogo e seu parceiro Oberdan também. Apareceria entre os destaques individuais se tivesse feito um gol que perdeu na cara do goleiro do Toledo na etapa final.

O camisa 10 André deveria fazer o papel de ‘camisa 10’. Na etapa final, o time tentou atacar muito pelo meio. André mostrou que é bom jogador, mas sua atuação ficou abaixo do que era projetado. Sem contar que ele perdeu um gol, que seria o terceiro do FCC, que até o meu amigo Márcio Pina, de olhos vendados, faria.


Ataque

No segundo tempo, o FCC buscou mais os flancos, com Romário pela direita e Tocantins pela esquerda. Os dois jogadores fecharam a linha de três jogadores e se aproximaram um pouco mais do gol adversário. E Tocantins foi brindado com o primeiro gol do FCC na competição ao exercer a função de um centroavante na área.

E esta foi a posição mais carente do time de Rodrigo Cabral. Pedro Júnior ganhou a chance de ser o primeiro camisa 9 na Taça FPF, mas fez pouco. Foi substituído no segundo tempo e Kiko entrou em seu lugar. Porém, não conseguiu aparecer mais que seu concorrente na posição.


Primeira rodada

A primeira rodada da Taça FPF teve mais três partidas. No sábado (05), Foz do Iguaçu e Rio Branco empataram em 1 a 1. Neste domingo (06), o Maringá goleou o Paranavaí por 4 a 1, no Willie Davids, e fechou a rodada na liderança. E o Iraty superou o Andraus Brasil por 3 a 2. O atual campeão da Taça FPF é o Operário de Ponta Grossa, mas o Fantasma só enfrenta a Portuguesa Londrinense no dia 23 de agosto. Isso porque as atenções do clube estão voltadas para a Série D. Aliás, se a Taça FPF é o caminho mais curto para a quarta divisão nacional, ela ficará em segundo plano para o Operário. Neste domingo (06), o time venceu o Maranhão por 3 a 1, fora de casa, pelo jogo de ida das quartas de final da Série D. Isso significa que o Fantasma pode até perder por 2 a 0 no jogo de volta, no domingo que vem, que estará na Série C nacional em 2018.


Próximos jogos

A segunda rodada da Taça FPF será realizada na quarta-feira (09). O FCC vai até Paranaguá e enfrenta o Rio Branco, às 15h30. No mesmo horário, o Toledo encara o Iraty. E o Foz do Iguaçu pega o Paranavaí. Na quinta (10), o duelo será entre Andraus Brasil e Portuguesa Londrinense.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil fecha Sul-Americano de basquete em carreira de rodas com prata

Os Donos da Bola Interior
Imagem de destaque

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Esportes

Sob olhares de Abel, Palmeiras domina, vence Cruzeiro e é tri do Brasileirão sub-20

Esportes

Vasco abre ação no STJD contra mudança na data de jogo da Copa do Brasil

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra momento em que mulher esfaqueia o próprio companheiro; briga foi gravada

Brasil e mundo
Brasil

Homem é sequestrado e torturado pela esposa, sogra e cunhado após descoberta de traição

Cidade
Londrina e região

Mulher suspeita de matar o companheiro a facadas alega ação em legítima defesa

Cidade
Londrina e região

Mulher filmada matando companheiro chora e diz que "não sabia que ele ia morrer"

Cidade
Londrina e região

Mulher é suspeita de matar companheiro com facada no peito na zona oeste de Londrina

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.