O FC Cascavel marcou gols em todo os 14 jogos que antecederam o duelo de volta das semifinais do Campeonato Paranaense. Mas no jogo em que o time de Marcelo Caranhato mais necessitava de bola na rede passou em branco. Na noite desta quarta-feira (29), a Serpente Aurinegra empatou em 0 a 0 com o Athletico-PR, no Estádio Olímpico Regional. Como havia sido derrotado por 5 a 1, em Curitiba, no último domingo, o FC Cascavel precisava de uma vitória por cinco gols de diferença para se classificar. Desse modo, a partida encerrou a participação da equipe cascavelense no Estadual de 2020. A equipe volta as atenções para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O FC Cascavel irá disputar a quarta divisão nacional pela primeira vez na história e a estreia deve ocorrer no dia 20 de setembro contra a Cabofriense, no Olímpico.
O Furacão garantiu presença na grande decisão mais uma vez. E aguarda o adversário da final que irá sair do confronto entre Coritiba e Cianorte, que jogam nesta quarta, às 20 horas, no Couto Pereira.
Se este foi o primeiro jogo em que o ataque do FC Cascavel não balançou as redes, o time fechou a campanha de maneira invicta dentro de casa. Em oito jogos realizados no Olímpico, o time conseguiu seis vitórias e teve dois empates.
Balanço
O técnico Marcelo Caranhato comentou sobre a campanha do FC Cascavel, que fechou o Estadual com 15 jogos, sendo nove vitórias, três empates e três derrotas. A Serpente Aurinegra marcou 29 gols e sofreu 17. Lucas Tocantins foi o principal artilheiro da equipe com seis gols no Estadual. “A gente fez uma campanha espetacular. Nós terminamos a primeira fase em segundo lugar com 23 pontos. Infelizmente, a gente teve a parada da competição e isso acabou prejudicando um pouco”, disse.
O treinador também fez questão de enaltecer os feitos do FC Cascavel neste ano. Pela primeira vez na história, em seis participações seguidas na elite, o time alcançou a fase de semifinais do Estadual. Essa campanha, inclusive, rendeu uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. “Quando eu acertei com o FC Cascavel eu sabia dessa responsabilidade porque eu sou da cidade. E eu tinha alguns objetivos para conquistar, um deles era a Copa do Brasil. Para mim vai ser muito importante marcar o nome na história do clube. Não só para mim, mas para toda a comissão técnica e os jogadores”, avaliou.
De fato, Marcelo Caranhato conseguiu deixar o nome gravado na história do clube. Hoje, ele é o treinador que mais venceu no comando da equipe na primeira divisão estadual. Nesta edição, Caranhato conseguiu nove vitórias e superou a marca de Paulo Foiani, que obteve sete vitórias em duas edições do estadual (2015 e 2019). Caranhato também é o técnico com o melhor aproveitamento no Paranaense. Ele fechou a edição deste ano com 66,6%.
Foiani, que dirigiu o FC Cascavel em 25 jogos na elite, obteve 41,3% de aproveitamento. Atrás dos dois em número de jogos está Karmino Colombini, que fechou a campanha da Serpente Aurinegra em 2016 e iniciou o Estadual de 2017. Ele dirigiu o time em doze jogos, com um aproveitamento de 36,1%. Agenor Piccinin, em 2017, e Milton do Ó, em 2018, comandaram a equipe em nove partidas e o aproveitamento de ambos foi o mesmo: 37%. Charles Gbeke dirigiu a equipe em três jogos na edição de 2016 (33% de aproveitamento). E Gustavo Caiche atuou como técnico interino em dois jogos em 2018, com um aproveitamento de 50%.
Resultados do FC Cascavel no Estadual 2020
Coritiba 2 x 1 FC Cascavel
FC Cascavel 1 x 0 Operário
FC Cascavel 3 x 0 Cascavel CR
Paraná Clube 1 x 2 FC Cascavel
PSTC 1 x 3 FC Cascavel
FC Cascavel 1 x 0 Athletico-PR
Rio Branco 1 x 1 FC Cascavel
FC Cascavel 1 x 1 Toledo
Cianorte 3 x 1 FC Cascavel
FC Cascavel 3 x 1 Londrina
União 2 x 3 FC Cascavel
Quartas de final
Rio Branco 0 x 3 FC Cascavel
FC Cascavel 5 x 0 Rio Branco
Semifinais
Athletico-PR 5 x 1 FC Cascavel
FC Cascavel 0 x 0 Athletico-PR