O FC Cascavel está contando as horas para fazer o seu primeiro jogo da história na Copa do Brasil. Mas quando o relógio apontar 18 horas desta quinta-feira (18), a bola irá rolar no Estádio Olímpico para o confronto da Serpente Aurinegra contra o Figueirense pela primeira fase da principal competição de mata-mata do país. Por ser o time mandante no confronto, o FC Cascavel tem a responsabilidade de vencer a partida para seguir vivo na competição. O Figueira, melhor posicionado no ranking da CBF, tem a vantagem de jogar pelo empate.
O time do técnico Tcheco teve um bom início de temporada e venceu as duas partidas que fez no Campeonato Paranaense. No último domingo, derrotou o Paraná Clube por 1 a 0 e, com isso, lidera de maneira isolada o Estadual com seis pontos. O Figueirense teve um início de temporada instável após a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Jorginho ocupa o sexto lugar no Campeonato Catarinense com quatro pontos. Em três jogos, conseguiu uma vitória, teve um empate e sofreu uma derrota. O resultado negativo ocorreu justamente no último jogo: 1 a 0 no clássico contra o Avaí.
Só que em termos de Copa do Brasil, o Figueira tem muito mais experiência do que o FC Cascavel. O time catarinense disputa a competição pela vigésima vez e foi vice-campeão na edição de 2007, quando foi superado pelo Fluminense na decisão.
O FC Cascavel disputa pela segunda vez uma competição nacional. No ano passado, jogou a Série D do Brasileiro. Tcheco falou da ansiedade do time para a estreia na Copa do Brasil. “Estamos numa expectativa boa. Primeiro jogo da história do clube numa Copa do Brasil vindo de dois jogos pelo Estadual com duas vitórias. E isso nos dá uma confiança, mas sabemos que são etapas para a gente chegar numa partida e tentar fazer um jogo cada vez melhor. Sabemos que o Figueirense já teve três rodadas pelo Catarinense, é um time em crescimento, um time forte, e vem com força máxima para tentar a sua classificação. Mas nós também temos os nossos objetivos e vamos usar as nossas alternativas para fazer um bom jogo e tentar surpreender eles”, analisou o treinador.
No Olímpico
O jogo contra o Figueira será o primeiro do FC Cascavel no Olímpico neste ano. Os números do clube dentro ‘do ninho’ na última temporada são bem animadores. Em 2020, a Serpente Aurinegra fez 15 partidas com dez vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, um aproveitamento de 75%. O time só volta a jogar no Olímpico pela Copa do Brasil se alcançar a terceira fase. Caso derrota o Figueirense hoje, irá atuar como visitante contra o vencedor do duelo entre Palmas-TO e Avaí. As duas equipes jogam nesta quinta (18), às 15h30.
O Olímpico já recebeu três partidas da Copa do Brasil, todas envolvendo o Internacional. O Colorado eliminou o Prudentópolis com uma vitória por 2 a 0 na edição de 2004. Em 2017, estreou no torneio contra o Princesa do Solimões com nova vitória por 2 a 0. E em 2018, empatou com o Boavista em 1 a 1, resultado que deu a classificação para a fase seguinte ao time gaúcho.