O Cascavel Futsal vinha se preparando para a primeira competição oficial da temporada de 2022. O time seria o anfitrião da Supercopa de futsal, competição quer teria quatro campeões nacionais e que iria definir o representante brasileiro na Libertadores da América de futsal. No entanto, o torneio foi cancelado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), entidade que organiza o torneio. O impasse teve início justamente na indicação do time brasileiro para a competição continental. Quem faz a indicação é a Confederação Brasileira de Futsal (CBF), que faz o comunicado formal para a Conmebol, organizadora da Libertadores. Em anos anteriores, a CBF sempre indicava o campeão da Supercopa. Este ano, surgiu uma 'queda de braço' entre as duas entidades. A CBF passou a pressionar a CBFS para definir o time brasileiro até o dia 10 de fevereiro. Logo, se tornou inviável a indicação por meio da Supercopa, já que a competição estava agendada para os dias 16 a 19 de fevereiro.
No fim de semana, o Sorocaba, que foi vice-campeão da Liga Nacional e campeão da Taça Brasil de Clubes, emitiu um comunicado desistindo da Supercopa. Nessa publicação, deu a entender que o Cascavel Futsal seria o indicado para a Libertadores. E que não havia a necessidade da disputa da Supercopa. O Ceará, campeão da Copa do Brasil, também desistiu. Apenas o Caruaru de Pernambuco, campeão da Copa do Nordeste, manteve a programação para a Supercopa. Inclusive, o time pernambucano tem viagem programada para a noite desta terça (15).
A diretoria do Cascavel Futsal vinha trabalhando para proporcionar um bom evento para os torcedores. Mas com a desistência das duas equipes, a competição se tornou inviável. Na manhã desta terça (15), a CBFS emitiu um comunicado e cancelou a edição de 2022 da Supercopa.
No documento, a CBFS reitera que só recebeu o documento da CBF sobre o prazo de indicação do time na Libertadores às vésperas do prazo. "Considerando o recebimento pela CBF no dia 09 de fevereiro, do ofício datado pela Conmebol de 27 de janeiro, para indicação do clube brasileiro até 10 de fevereiro, ou seja, com 01 (um) dia útil para indicação", consta no documento.
No entanto, ainda não se sabe qual foi o time indicado para a Libertadores da América. O Cascavel Futsal ainda não recebeu esse comunicado. Em nota, a diretoria afirmou que "só irá se manifestar depois sobre a não realização do torneio depois que a CBF se pronunciar a respeito da indicação de qual time será o representante do Brasil na Copa Libertadores".
A competição internacional será realizada nos dias 30 de abril a 07 de maio, na Argentina.