Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Surfe

Filipinho bate Medina e mais 2, vira nº 1 do surfe e ganha etapa de Jeffreys Bay

05 jul 2018 às 11:15
Por: Estadão Conteúdo

Filipe Toledo faturou nesta quinta-feira, na África do Sul, a etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial de Surfe e, de quebra, assumiu a liderança do ranking da elite da modalidade. O brasileiro abriu o dia de disputas eliminando o compatriota Gabriel Medina nas quartas de final, depois levou a melhor sobre o japonês Kanoa Igarashi nas semifinais e na decisão superou o australiano Wade Carmichael para ficar com o título.

Essa é a segunda etapa conquistada por Filipinho em 2018, no qual também triunfou em Saquarema, no Rio, em maio. O Brasil, por sinal, vem sendo dominante, pois essa foi a quinta competição consecutiva do calendário conquistada por um surfista do País.

Após o australiano Julian Wilson abrir a temporada com título em Gold Coast, na Austrália, Ítalo Ferreira foi campeão em Bells Beach, também em solo australiano, antes de Filipe Toledo ganhar a etapa brasileira na sequência. Depois disso, Ítalo foi o melhor em Bali, na Indonésia, onde William Cardoso seria campeão em seguida nas ondas de Uluwatu.

Ou seja, o Brasil ficou no topo do pódio em cinco das seis etapas realizadas até aqui nesta temporada. Com o confronto entre Filipinho e Medina nas quartas em Jeffreys Bay, apenas um brasileiro poderia estar presente nas semifinais na África do Sul, o que na teoria poderia diminuir as chances de o País manter o seu domínio no ano.

Entretanto, Filipinho começou no confronto com o campeão mundial de 2014 a sua caminhada desta quinta-feira rumo ao título. Na terceira bateria das semifinais, ele somou 8,17 pontos, contra 9,10 de Medina, mas na segunda onda que pegou valendo nota dos juízes ele reagiu ao contabilizar 9,33, contra apenas 6,94 do seu compatriota. Assim, avançou às semifinais com uma vantagem de 17,50 a 16,03.

Outras notícias

Etapa de Jeffreys Bay começa com três brasileiros brilhando

Tatiana Weston-Webb alcança semifinais do Rio Pro em Saquarema

Bodyboarding: campeões brasileiros são coroados

Desta forma, Filipe Toledo se credenciou para encarar nas semifinais o japonês Kanoa Igarashi, que nas quartas de final eliminou o havaiano Sebastian Zietz ao vencer por 15,17 a 12,44. Contra o surfista oriental, o brasileiro ganhou notas superiores por duas vezes e somou 16,80, enquanto o adversário contabilizou 15,33 e foi eliminado.

Na outra semifinal, bastante equilibrada, Wade Carmichael superou por pouco o sul-africano Jordy Smith com a vantagem de 13,77 a 13,30 e também se garantiu na luta pelo título. Antes disso, o australiano despachou o norte-americano Conner Coffin e o surfista da casa levou a melhor sobre o australiano Julian Wilson nas outras baterias das quartas de final.

Na disputa pelo título, Filipinho também foi melhor nas duas ondas com notas contabilizadas pelos juízes. Primeiro somou 8,50 e depois fechou a sua participação com 8,30, enquanto Carmichael fez 7,33 e em seguida 8,00, o que permitiu ao brasileiro triunfar com 16,80 a 15,33 de pontuação.

TUBARÕES E O TOPO DO RANKING - Assim como já havia ocorrido na última segunda-feira, a aparição de tubarões chegou a interromper as disputas desta quarta em Jeffreys Bay. As quartas de final começaram quase três horas depois do horário inicialmente previsto por causa da ausência de boas ondas e a organização ainda precisou paralisar a competição porque os tubarões começaram a circular pelo local.

Vale lembrar que há três anos, também em Jeffreys Bay, o australiano Mick Fanning chegou a ser vítima de um ataque de tubarão, mas escapou ileso do grande susto. E depois que um destes temidos animais deixou a área de disputa da etapa nesta quinta-feira, Filipinho triunfou superando Medina e, logo na bateria seguinte das quartas de final, garantiu a sua subida para a liderança do ranking mundial com a vitória de Jordy Smith sobre Julian Wilson, que ocupava o topo até ser eliminado.

Ao ser o maior vencedor desta quinta-feira, o brasileiro também comemorou um bicampeonato em Jeffreys Bay, pois ele já havia sido campeão desta etapa em 2017. E essa final na África do Sul foi uma reedição da decisão em Saquarema, onde Filipinho também levou a melhor sobre Jordy Smith para ficar com o título neste ano.

Veja também

Relacionadas

Surfe
Imagem de destaque

Filipinho, Ítalo e Miguel Pupo se garantem nas quartas de Bells Beach

Surfe
Imagem de destaque

Brasil emplaca sete surfistas na 3ª fase masculina em Peniche

Surfe

Surfe: Ítalo Ferreira avança direto para 3ª etapa de Sunset Beach

Surfe

Surfe: Medina anuncia que não disputará 1ª etapa do Circuito Mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.