É grande a expectativa pelo primeiro encontro entre o Futebol Clube Cascavel (FCC) e Cascavel Clube Recreativo (CCR) na história dos dois clubes. Esse tão esperado ‘clássico do veneno’ vai ocorrer pela primeira vez no futebol profissional em 2019. O FCC vai disputar o estadual pela quinta vez. E o CCR conquistou o acesso esse ano, portanto, tem a volta garantida para a primeira divisão.
Mas enquanto este confronto não chega as duas torcidas podem saborear este duelo nas categorias de base. CCR e FCC vão se enfrentar neste sábado (02), às 15h30, no Estádio Olímpico, pela quinta rodada do Grupo A do Campeonato Paranaense Sub-19. Este duelo deveria ter acontecido no último dia 26 de maio, mas a Federação Paranaense de Futebol (FPF) cancelou a rodada na ocasião, em virtude da greve dos caminhoneiros.
Retrospecto
Se no profissional, o duelo ainda é uma grande novidade, esse confronto já ocorreu em outros momentos em competições de base. No Paranaense Sub-19, os dois times se cruzaram na edição de 2015. A vantagem foi da Serpente Aurinegra com uma vitória por 3 a 0 e um empate em 2 a 2. No ano seguinte, em 2017, foram dois confrontos pelo Estadual Sub-17. Desta vez, a vantagem foi da Serpente Tricolor que venceu os dois confrontos (1 a 0 e 3 a 1). No ano passado, foram mais dois jogos pelo Campeonato Paranaense Sub-17. No primeiro, a Serpente Aurinegra foi impiedosa sobre a Tricolor e goleou por 7 a 0, no centro de treinamentos do clube. E depois, o CCR venceu por 2 a 1 no Estádio Olímpico.
O atual elenco Sub-19 do FCC conta com alguns atletas que atuaram naqueles jogos. Um deles é João Paulo Bitelo. Ele marcou um belo gol na goleada por 7 a 0 sobre o rival. Na época, ele usava a camisa 7. Agora, brilha com a camisa 10 aurinegra. No jogo deste sábado, no Olímpico, o FCC vai ser o visitante já que o mando é do CCR. Mas Bitelo desfilou o seu bom futebol naquele local, inclusive, no time profissional do FCC. “Eu já estou acostumado. Eu já vinha treinando lá com o time profissional e tive a oportunidade de entrar em alguns jogos do Estadual. Me sinto em casa lá e temos que fazer o melhor jogo de nossas vidas”, disse ele.
Confronto
Para o jogo deste sábado, o técnico Romildo Rosa tem alguns problemas no meio-campo e perdeu a dupla de volantes. Além de Daniel, que foi expulso contra o Batel no jogo anterior, Denilson Paiva está suspenso. O treinador confia no elenco para encontrar os substitutos. A preocupação maior do treinador é defender a liderança do Grupo A. Com três vitórias e um empate até agora, o FCC é o primeiro colocado com dez pontos ganhos. “É um clássico, um jogo totalmente diferente, vai envolver torcidas dos dois lados e tem a rivalidade entre os dois clubes. Mas nós temos que entrar em campo como fizemos diante dos demais adversários, respeitando a equipe do CCR, e procurar empenhar o nosso futebol para buscar mais uma vitória e sair de lá com os três pontos”, disse o treinador.
CCR
Se o adversário defende a ponta da tabela, o Cascavel Clube Recreativo (CCR) ainda busca a primeira vitória na competição. O time esteve muito perto de consumar este objetivo contra o Iraty, no Estádio Olímpico. Com dois gols de Cabelo, o CCR abriu 2 a 0 no placar, mas sofreu a virada por 3 a 2 e a segunda derrota no torneio. Com isso, ocupa a vice-lanterna do Grupo A com apenas dois pontos. Logo, o time de Paulo Botarelli tem a obrigação de conquistar o resultado positivo.
Cabelo já vivenciou o ‘clássico do veneninho’ em outros momentos. Porém, prefere tirar o peso do confronto para enaltecer a busca pelos três pontos na tabela. “Este é um jogo muito esperado pelos torcedores, mas nós temos que nos preocupar em ganhar o jogo, não importa que seja o FCC ou outra equipe. Temos que ir focados para o jogo, sem se importar quem está do outro lado. Mas acredito sim que vai ser uma boa partida”, disse o jogador.