Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tênis

Dimitrov supera Federer no 5º set e encara Medvedev na semifinal no US Open

04 set 2019 às 06:21
Por: Estadão Conteúdo

Após uma sequência de atuações irregulares desde a estreia, o suíço Roger Federer se despediu do US Open na madrugada desta quarta-feira, pelo horário de Brasília. O atual número três do mundo foi derrotado pela primeira vez pelo búlgaro Grigor Dimitrov, pelo placar de 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/4, 3/6, 6/4 e 6/2, em 3h12min. Com o triunfo, o tenista da Bulgária garantiu vaga na semifinal.

Atual 78º do ranking, mas ex-número três do mundo, Dimitrov nunca havia vencido o suíço antes. Eram sete confrontos e sete vitórias para o recordista de títulos de Grand Slam. Desta vez, porém, ele fez grande exibição em Nova York e soube tirar vantagem das oscilações do favorito, que chegou a receber atendimento médico antes do quinto set.

Durante toda a sua campanha neste US Open, o suíço exibiu irregularidade em seus jogos, perdendo sets em seus dois primeiros jogos, algo incomum em sua trajetória em Grand Slams. Também reclamou da alta umidade, que afetaria o seu desempenho durante as partidas, e da baixa velocidade da quadra central, a Arthur Ashe Stadium.

Nesta terça, ele teve pela frente um inspirado Dimitrov, que faz temporada abaixo do esperado, mas vem se destacando neste US Open. O búlgaro terminou a partida com 35 bolas vencedoras, contra 40 de Federer.

Em sua primeira semifinal no US Open, Dimitrov vai encarar o embalado russo Daniil Medvedev, algoz do suíço Stan Wawrinka. Será o terceiro confronto entre o búlgaro e o russo no circuito. Cada um tem uma vitória no retrospecto. Ambas as partidas foram disputadas em 2017.

Outras notícias

Bia Haddad chega às quartas nas duplas do WTA 1000 de Cincinnati

Bia Haddad é 1ª brasileira entre as 20 melhores tenistas do mundo

Bia Haddad perde para Halep e é vice no WTA 1000 de Toronto

O JOGO - O primeiro set parecia indicar um caminho tranquilo para Federer nesta noite. Ele quebrou o saque do búlgaro na primeira oportunidade e abriu 2/0. Sem conseguir ameaçar o serviço do rival em nenhum momento da parcial, Dimitrov viu o número três do mundo abrir vantagem no placar.

O segundo set foi mais equilibrado. Rapidamente recuperado, o búlgaro obteve sua primeira quebra na partida. Mas Federer devolveu quando o adversário sacava para fechar o set. Dimitrov, sem se abalar, voltou a se impor no serviço do rival logo em seguida, fechando a parcial e empatando o duelo.

Federer começou melhor o terceiro set, porém desperdiçava seguidos break points. Até que obteve a quebra no sétimo game. Mais confiante, ele quebrou novamente logo em seguida e fechou o set, assumindo novamente a liderança do jogo.

Mais uma vez, a vantagem não durou muito. Dimitrov começou o quarto set quebrando o suíço e mantendo o confronto equilibrado. Federer, errático, seguia falhando tanto no forehand quanto no backhand. E desperdiçou seis chances de quebra para igualar o placar, quatro delas no game em que o búlgaro sacou para fechar o set.

Antes do início do quinto set, o favorito recebeu atendimento médico no vestiário. Em quadra, não demonstrava sinais de dores. Na retomada da partida, Dimitrov começou o quinto set da mesma forma que iniciou o quarto: quebrando o serviço do número três do mundo.

Exibindo menos mobilidade no fundo de quadra, Federer voltou a abusar dos erros não forçados (foram 60 ao longo de toda a partida). Ao mesmo tempo, parecia sem força para correr atrás das bolas mais difíceis, como vinha fazendo. Dimitrov aproveitou o momento favorável. Obteve nova quebra e abriu 4/0.

Na sequência, viu Federer confirmar dois games de saque. Cada vez mais confiante, o búlgaro exibiu grande preparo físico nos últimos games para confirmar o triunfo.

Os outros dois semifinalistas da chave masculina serão definidos nesta quarta-feira. O espanhol Rafael Nadal vai enfrentar o argentino Diego Schwartzman enquanto o francês Gael Monfils terá pela frente o surpreendente italiano Matteo Berrettini.

Veja também

Relacionadas

Tênis
Imagem de destaque

Brasileira fatura 2ª prata em Aberto Paralímpico de Tênis de Mesa

Tênis
Imagem de destaque

Bia Haddad Maia prolonga série invicta e se classifica em Eastbourne

Tênis

Tênis: Bia Haddad está na decisão do WTA 250 de Nottingham

Tênis

Duplas do Brasil perdem nas quartas e se despedem de Roland Garros

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Polícia procura mulher que se passou por funcionária de vidraçaria e furtou joias de idosa

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.