Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tênis

Em busca da 12ª taça em Paris, Nadal reencontra Thiem para ampliar reinado

09 jun 2019 às 07:23
Por: Estadão Conteúdo

Dono de incríveis 11 títulos de Roland Garros, um recorde histórico, o espanhol Rafael Nadal vai buscar o seu 12º troféu do Grand Slam francês neste domingo, a partir das 10 horas (de Brasília), para ampliar o seu reinado em Paris. O Rei do Saibro enfrentará novamente na final o austríaco Dominic Thiem, vice-campeão na capital francesa no ano passado, como grande favorito a voltar a erguer a taça que ele conquistou anteriormente em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017 e 2018.

Para isso, o atual vice-líder do ranking mundial ainda terá uma importante vantagem física em relação ao seu rival, pois eliminou o suíço Roger Federer nas semifinais com uma vitória por 3 sets a 0 na sexta-feira, enquanto Thiem só assegurou a sua vaga na decisão no sábado após uma longa batalha com Novak Djokovic. Na véspera da decisão, o quarto colocado da ATP concluiu sua partida diante do sérvio, interrompida pela chuva por duas vezes no dia anterior e por mais uma neste sábado, e triunfou por 3 sets a 2, com parciais de 6/2, 3/6, 7/5, 5/7 e 7/5, após 4h13 de tempo total somado de jogo.

Após eliminar o número 1 do mundo, Thiem vai reencontrar Nadal, que na final do ano passado arrasou o austríaco por 6/4, 6/3 e 6/2. E o espanhol ganhou oito dos 12 confrontos que travou com o rival até hoje, sendo que derrotou o adversário por outras duas vezes em Roland Garros, em 2014 e 2017, em ambas ocasiões também por 3 sets a 0.

No último duelo entre os tenistas, porém, o austríaco levou a melhor ao eliminar o espanhol nas semifinais do Torneio de Barcelona, em quadras de saibro como as de Roland Garros, em abril passado. E neste domingo ele tentará voltar a surpreender para conquistar o seu primeiro título de Grand Slam e o 14º troféu de sua carreira.

Entretanto, Thiem, de 25 anos, encara um Nadal, de 33, ciente de que precisará derrubar uma lenda em Paris. Em Roland Garros, o espanhol não perde um jogo desde quando caiu diante de Djokovic nas quartas de final de 2015. De lá para cá, acumula 22 vitórias consecutivas no saibro francês - ele caiu por W.O. na terceira rodada em 2016, quando abandonou o torneio sem derrotas, por motivo de lesão.

Outras notícias

Bia Haddad chega às quartas nas duplas do WTA 1000 de Cincinnati

Bia Haddad é 1ª brasileira entre as 20 melhores tenistas do mundo

Bia Haddad perde para Halep e é vice no WTA 1000 de Toronto

Caso confirme favoritismo neste domingo, o número 2 do mundo também vai conquistar o seu 18º título de Grand Slam e ficar a apenas dois de alcançar Federer, recordista geral da série de quatro torneios mais importantes do tênis, dentro da qual o espanhol também ostenta três taças do US Open, duas de Wimbledon e uma do Aberto da Austrália.

E um triunfo neste final fará também com que Nadal se torne o maior vencedor da história em um único Grand Slam. Atualmente, ele divide o recorde com a australiana Margareth Court-Smith, que ganhou por 11 vezes o Aberto da Austrália entre 1960 e 1973. "Estar na final de Roland Garros mais uma vez significa muito, especialmente depois de todas as lesões que tive. Estou bastante feliz por chegar a mais uma final no meu torneio favorito", disse o espanhol depois de eliminar Federer.

Após bater Djokovic, Thiem festejou a vitória e a chance de jogar pelo segundo ano seguido a decisão em Paris. "Foi uma partida incrível, o primeiro jogo de cinco sets da minha vida em Roland Garros. Eu estava nas semifinais com talvez três dos maiores tenistas de todos os tempos, então é um dia inacreditável para mim por ter batido um deles", afirmou, para depois reconhecer o favoritismo do seu rival na decisão de hoje. "O tempo todo nas finais (de Roland Garros) é contra o Rafa. Foi uma experiência incrível no ano passado. Ele é o favorito, é claro, mas estou muito ansioso para deixar tudo na quadra novamente. Vamos ver."

Veja também

Relacionadas

Tênis
Imagem de destaque

Brasileira fatura 2ª prata em Aberto Paralímpico de Tênis de Mesa

Tênis
Imagem de destaque

Bia Haddad Maia prolonga série invicta e se classifica em Eastbourne

Tênis

Tênis: Bia Haddad está na decisão do WTA 250 de Nottingham

Tênis

Duplas do Brasil perdem nas quartas e se despedem de Roland Garros

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.