Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tênis

Monteiro e duplistas vencem e Brasil derrota Barbados na Copa Davis

14 set 2019 às 16:00
Por: Estadão Conteúdo

Depois de uma sexta-feira irregular, o Brasil venceu Barbados por duas vezes neste sábado e confirmou o triunfo no confronto válido pelo Zonal Americano da Copa Davis, no saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC). Bruno Soares e Marcelo Melo levaram a melhor no jogo de duplas e Monteiro, como fizera na sexta, fez a sua parte na primeira partida de simples do dia e garantiu a vitória por 3 a 1 na série melhor de cinco jogos.

O triunfo decisivo veio com Monteiro sobre Darian King, no duelo que reuniu os dois melhores de cada equipe em simples. O brasileiro, atual 101º do mundo, superou o tenista de Barbados, atual 169º (mas já foi 106º, há dois anos), por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (8/6), em 1h46min.

O resultado positivo foi obtido logo na estreia de Jaime Oncins como novo capitão do Brasil na Davis. Ele assumiu a função em março, em substituição a João Zwetsch, demitido após a derrota do Brasil para a Bélgica, no mês anterior, pela fase classificatória. Oncins chegou ao comando do time com a experiência de ter atuado como jogador na tradicional competição por 11 anos, até 2001.

No saibro de Criciúma, Monteiro fez valer a melhor fase que vive no circuito. O tenista da casa começou melhor a partida e praticamente não deu chances a King no set inicial. Obteve uma quebra de saque, em três oportunidades, e não teve o serviço em nenhum momento na parcial.

No segundo set, porém, o tenista de Barbados elevou o seu nível de jogo e passou a criar problemas para Monteiro. King obteve sua primeira quebra no quarto game, abrindo 3/1. Monteiro, então, passou a pressionar o saque do rival e conseguiu devolver a quebra no nono game.

Outras notícias

Bia Haddad chega às quartas nas duplas do WTA 1000 de Cincinnati

Bia Haddad é 1ª brasileira entre as 20 melhores tenistas do mundo

Bia Haddad perde para Halep e é vice no WTA 1000 de Toronto

No tie-break, o brasileiro também começou melhor e abriu boa vantagem. Chegou a ter dois match points, salvos por King, que até esboçou reação. Mas já era tarde demais. Monteiro não desperdiçou uma nova chance para fechar o jogo e confirmou o triunfo brasileiro sobre a equipe de Barbados. Foi sua 8ª vitória em 14 jogos disputados na tradicional competição.

Mais cedo, Marcelo Melo e Bruno Soares fizeram o favoritismo prevalecer sobre o mesmo Darian King e Haydn Lewis por 2 a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 7/5. O resultado deixara o time nacional na frente pela primeira vez no confronto, uma vez que João Menezes perdera de King na estreia, na sexta-feira - Monteiro empatara o duelo no mesmo dia.

Melo e Soares fizeram uma partida das mais irregulares e tiveram muita dificuldade para fechar cada um dos sets. Acostumada a brilhar na Davis, a dupla até começou com uma quebra de saque à frente e, quando liderava por 5/4, permitiu a virada dos adversários para 6 a 5, tendo de decidir a parcial no tie-break.

No set seguinte, os visitantes obtiveram mais uma quebra logo de cara, mas Melo e Soares devolveram a quebra no serviço para empatar em 3/3, explorando a canhota de Lewis para alcançar o triunfo em 7/5.

Os dois triunfos conquistados neste sábado levam o Brasil novamente para a fase classificatória da competição, em fevereiro de 2020. Nesta etapa, a equipe nacional tentará avançar para as Finais da Davis, que passou a contar com novo formato a partir deste ano.

Veja também

Relacionadas

Tênis
Imagem de destaque

Brasileira fatura 2ª prata em Aberto Paralímpico de Tênis de Mesa

Tênis
Imagem de destaque

Bia Haddad Maia prolonga série invicta e se classifica em Eastbourne

Tênis

Tênis: Bia Haddad está na decisão do WTA 250 de Nottingham

Tênis

Duplas do Brasil perdem nas quartas e se despedem de Roland Garros

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Polícia procura mulher que se passou por funcionária de vidraçaria e furtou joias de idosa

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.