O time de handebol masculino de Cascavel/AC5 comemorou o terceiro lugar no Campeonato Paranaense Cadete, em Toledo, como se fosse o título. Isso porque era uma questão de honra vencer o último jogo da competição que ocorreu no último fim de semana. Nas semifinais, os garotos foram superados por Francisco Alves por 23 a 22, um gol de diferença que, no handebol, é um resultado doloroso. Antes disso, os garotos haviam vencido as equipes de Ourizona por 18 a 16, outro placar apertado, e derrotado o time da casa, Toledo, por 22 a 16. As duas vitórias colocaram Cascavel nas semifinais diante de Francisco Alves. A derrota nesta etapa do torneio obrigou o time a disputar o terceiro lugar. E os garotos buscaram o bronze com honra e se orgulharam da vitória por 24 a 22 sobre Ponta Grossa. “Esse resultado foi ótimo, claro que esperávamos o título, mas infelizmente perdemos no finalzinho a semifinal por um gol, isso é coisa do jogo, mais foi uma ótima participação pra gente, trabalhando somente com atletas pratas da casa”, frisou o professor Cezar Casagrande.
Cezão também teceu uma crítica ao formato do Campeonato Paranaense Cadete em Toledo. “A competição cresceu muito. Hoje são 24 equipes em disputa e a Liga de Handebol do Paraná dividiu o torneio em duas chaves: Ouro e Prata. A Liga, simplesmente, pegou os resultados do ano passado para fazer essa divisão. Os oito primeiros colocados ficaram na Chave Ouro e nós ficamos na Prata porque ficamos em 12º lugar no torneio do ano passado. Fomos para a competição com um time fraco. Isso fez com que várias equipes boas, com tradição no handebol do Paraná, como nós, como Francisco Alves, que foi o campeão esse ano, Ponta Grossa e Londrina ficassem na Chave Prata. E no Cadete essa divisão sempre foi feita pelo ranking. E pelo ranking hoje Cascavel é terceiro colocado. Então foi um erro gravíssimo da Liga de Handebol do Paraná”, disse o treinador.
Mas o treinador preferiu valorizar o feito dos garotos. “A competição em si foi muito boa. Jogamos com 100% da molecada do Projeto AC5. Os resultados que eu tinha planejado foram muito bons. A competição era para desenvolver essa molecada e colocá-los para jogar nessa idade. Isso foi maravilhoso”, enalteceu Cezão.
Feminino
A equipe feminina de Cascavel ficou com o vice-campeonato do Campeonato Paranaense Cadete – Série Ouro. O time fez cinco jogos em Toledo. Na estreia, as meninas do técnico Marcos Galhardo derrotaram Toledo por 24 a 09. Depois foram mais duas vitórias contra Santo Antônio do Sudoeste (11 a 09) e contra Marilena (17 a 07). Nas semifinais, Cascavel fez um clássico com Maringá e venceu por 21 a 11. Desse modo, decidiu o título com Santo Antônio do Sudoeste. Mas ao contrário da primeira fase, Cascavel perdeu o título por 17 a 14.