Foto: Londrina e América Mineiro empataram em zero a zero - Gustavo Oliveira/Londrina EC
Em um momento como este, fica a pergunta:
O que faltou para o Londrina buscar o milagre?
Pode ter faltado uma falha do goleiro Fernando Leal, do América Mineiro, no empate sem gols deste sábado. Pode ter faltado um ataque centímetros mais eficiente ou também uma vitória sobre o time misto do ABC, lanterna e rebaixado. Doeu também ter sofrido aquele gol em Curitiba, aos 47 minutos do segundo tempo, na vitória do Paraná Clube, então concorrente direto na briga pelo acesso. E o que falar do gol contra do CRB que deu a vitória ao tricolor paranaense neste fim de semana?!
Se fosse ficar listando o que faltou, daria para encontrar muitos fatores. Fato é que os adversários que alcançaram o acesso também passaram por situações adversas, mas mostraram algo a mais ao longo de 38 rodadas. É do esporte. Mereceu subir quem fez mais pontos. Merece ser campeão quem fizer mais pontos. A decisão ficou para a última rodada. Internacional ou América. Apenas um vai ficar com o troféu do título.
Parabéns pelo acesso ao Campeonato Brasileiro da Série A para América Mineiro, Internacional, Ceará e Paraná Clube. Fica também o desejo de boas vindas para quem subiu à Série B: CSA, Sampaio Corrêa, São Bento e Fortaleza. Ao Londrina resta levantar a cabeça e buscar a quinta posição na classificação final para garantir um repasse maior de verba na Série B de 2018.
É hora de refletir. Jogadores (os que ficam), membros da comissão técnica, diretoria e também a torcida. Há muito o que melhorar, no sentido de fazer todos andarem juntos e na mesma sintonia. Em 2017, o milagre não foi possível. Vai ser difícil entrar em campo no próximo fim de semana contra o Vila Nova, na última rodada.
Que na temporada seguinte a busca não seja por um milagre após uma arrancada no final da competição, mas por um merecido acesso, de maneira incontestável, do início ao fim.