É preciso reconhecer que o time do Cascavel Clube Recreativo (CCR) ainda está em transformação. E é preciso reconhecer que estes ajustes foram feitos com um tempo ínfimo de trabalho. O time fará neste domingo (03) o quinto jogo num intervalo de 16 dias. E dos quatro jogos anteriores, três foram como visitante, o que, obviamente, diminui e muito o tempo de treinamento.
Os outros times também tiveram jornadas parecidas neste Campeonato Paranaense. O fato diferente para o CCR é que o técnico Loviral Santos assumiu o comando do time às vésperas da estreia contra o Atlhletico-PR. Mesmo assim, ele conseguiu duas vitórias nestes quatro jogos, uma sobre o Furacão e outra sobre o Foz do Iguaçu por 2 a 0 na última quarta-feira.
Lorival Santos assumiu o CCR com uma prioridade: manter o time na primeira divisão nesta temporada. Foi justamente por isso que ele comemorou, com veemência, a vitória por 2 a 0 sobre o Azulão da Fronteira. Na visão do treinador, o Foz, pela campanha que vem fazendo, é um forte candidato à queda e vencer um concorrente direto é fundamental nesse quesito. Neste domingo (03), o CCR enfrenta outro adversário direto pela permanência na elite. A Serpente Tricolor recebe o Maringá, às 17 horas, no Estádio Olímpico Regional, pela quinta rodada da Taça Barcímio Sicupira, o primeiro turno do Campeonato Paranaense. Antes do Estadual, o Maringá não era apontado como candidato ao rebaixamento. Mas nestes primeiros quatro jogos, teve três empates e uma derrota. Logo, aparece na antepenúltima colocação na classificação geral.
Se vencer neste domingo, o CCR vai aos nove pontos e fica bem perto de acabar com os riscos de rebaixamento. Isso tomando como base os rebaixados do ano passado. O Prudentópolis caiu com nove pontos e o Esportivo União com oito. O Rio Branco somou dez pontos e se livrou da queda.
Na verdade, uma vitória neste domingo pode aguçar objetivos bem mais ousados para o CCR. Se somar mais três pontos na tabela, o time vai para a última rodada da competição com chances reais de avançar para as semifinais do primeiro turno. No próximo domingo (10), o time de Lorival Santos faz mais um jogo em casa e recebe o Toledo.
Toledo x Cianorte
O Toledo ficou na bronca com a arbitragem depois do empate em 0 a 0 com o Paraná Clube na última quarta-feira, no 14 de Dezembro. Nos acréscimos da partida, o árbitro anulou um gol legítimo do meia Júlio Pacato que, segundo o ‘senhor do apito’, cometeu falta no marcador. Seria o gol da vitória do Porco sobre o time da Capital. E mais: esse resultado deixaria o time do oeste na liderança do Grupo A após a rodada do meio de semana. Com o empate sem gols diante do Paraná Clube, o Toledo ocupa a terceira posição na chave com seis pontos, atrás de Londrina e Operário. “São dois pontos que nós deixamos de somar pela interferência do árbitro e que podem nos fazer falta lá na frente”, reclamou o técnico Agenor Piccinin.
Apesar da queixa do treinador, o Toledo ainda está invicto no Campeonato Paranaense. Em quatro partidas, são três empates e uma vitória. E neste domingo (03) encara outro time que ainda não foi derrotado no torneio: o Cianorte. O confronto de invictos está marcado para as 17 horas, no Estádio 14 de Dezembro. O Leão do Vale do Ivaí tem a mesma campanha do Porco: 6 pontos, com uma vitória e três empates. Mas só conseguiu balançar as redes na rodada passada, quando fez 1 a 0 no Maringá, em casa com um gol de pênalti.
Aliás, Toledo e Cianorte foram adversários na pré-temporada e fizeram dois amistosos. No primeiro, no fim do ano passado, o Leão do Vale venceu por 3 a 0 como mandante. No segundo encontro, no último fim de semana antes da estreia do Estadual, o Cianorte voltou a vencer o Toledo por 2 a 1 de virada, no Estádio 14 de Dezembro.
FCC líder
O Futebol Clube Cascavel (FCC) tem a melhor campanha do Campeonato Paranaense. Na noite deste sábado (02), a Serpente Aurinegra derrotou o Foz do Iguaçu por 2 a 0, com gols de Oberdan e Diego Torres. Com a terceira vitória seguida, o time de Paulo Foiani segue invicto e foi aos onze pontos, assumindo a liderança do Grupo B com onze pontos. Agora, o FCC aguarda o fechamento da quinta rodada e pode garantir uma classificação antecipada para as semifinais da Taça Barcímio Sicupira.
Também na noite de sábado, Coritiba e Londrina se enfrentaram no Couto Pereira, em Curitiba, e ficaram no empate em 0 a 0.
Outros jogos da quinta rodada
Outras duas partidas serão realizadas neste domingo (03). Na Vila Capanema, em Curitiba, tem clássico entre Paraná Clube e Athletico-PR. Os dois times fazem campanhas instáveis até agora. O Tricolor empatou sem gols com o Toledo na rodada anterior. E o Furacão foi derrotado em casa pelo Coritiba, no clássico.
O Operário de Ponta Grossa, que perdeu a invencibilidade na última quarta, vai em busca de recuperação diante do Rio Branco, na Estradinha, em Paranaguá. Estes dois jogos serão às 17 horas.