Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Um Brasileirão que está ‘desprezado’ pelos líderes?

11 fev 2021 às 18:28
Por: Luciano Neves
O Inter tropeçou feio diante do Sport, em casa. Foto: Ricardo Duarte/Internacional -

“Ninguém quer ganhar o Brasileirão de 2020!” Essa frase foi repetida incansavelmente por torcedores depois da realização da 35ª rodada do campeonato. Rodada esta que ainda tem um jogo para ser feito, mas a partida entre Palmeiras e Coritiba não interfere na disputa pelo título. Dizer que a taça do Brasileirão está ‘desprezada’ pelos principais postulantes ao título até parece uma piada sem graça. O fato é que os quatro times que aparecem nas primeiras posições na tabela não venceram nesta rodada. Nesse contexto, o tropeço mais feio foi o do líder Internacional, que perdeu em casa para o Sport por 2 a 1, num jogo marcado pela lambança de Uendel, que recebeu o cartão vermelho após uma falta em Marquinhos, e pela ‘lombança’ do goleiro Marcelo Lomba, que resultou no segundo gol do Sport. O Inter segue líder com 66 pontos, mas agora é seguido de perto pelo Flamengo, vice-líder com 65 pontos. Essa composição esquenta a reta final do Brasileirão, já que Flamengo e Internacional farão um confronto direto na penúltima rodada no Maracanã. E o dono da taça pode sair neste jogo. De acordo com o site especializado Infobola, a probabilidade de título do Internacional caiu para 54%. Essa projeção chegou a 75% após o trinfo no Gre-Nal. O Flamengo hoje tem 40% de probabilidade de título. Três rodadas atrás, o Rubro-Negro tinha apenas 6% de chances de título.

Internacional e Flamengo têm uma situação em comum. Os dois principais postulantes faturam a taça se vencerem os próximos dois jogos. Por essa ótica, o Flamengo terá uma ligeira vantagem já que os dois compromissos são dentro do Maracanã. No domingo (14), o Rubro-Negro recebe o Corinthians, às 16 horas. Depois, na penúltima rodada, no jogo programado para o dia 21 de fevereiro, encara o Internacional também no Maraca. Esta partida deve ser a ‘grande final’ do Brasileirão 2020. Já o Colorado fará dois jogos como visitante. No próximo domingo, no mesmo horário do jogo do Flamengo, encara o ameaçado Vasco no São Januário. E depois, visita o Rubro-Negro. Na frieza dos números, o Inter é o principal candidato ao título. E irá se manter na ponta da tabela se conseguir superar o Vasco. Resta saber qual é o estrago psicológico da derrota para o Sport. Afinal de contas, o Inter perdeu uma invencibilidade de doze partidas na competição. E encara o Vasco com a pressão de uma tonelada nas costas. Até porque, se não vencer o jogo, pode perder a liderança restando duas rodadas para o fim.

Flamengo e Inter farão a 'final' do Brasileirão. Foto Edison VaraFlamengo e Inter farão a 'final' do Brasileirão. Foto Edison Vara

Viradas

O histórico do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos ainda favorece o Internacional. Das 17 edições anteriores disputadas neste formato, em 14 ocasiões, o time que liderava o campeonato antes da antepenúltima rodada levantou a taça no final. É o caso do Colorado, que ainda é líder restando três rodadas.

Outras notícias

Atleta londrinense de Taekwondo vence medalha de bronze em torneio internacional

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Time novato do RS contrata atacante Leandro, ex-Grêmio, Palmeiras e Santos

O alerta para o Inter vem das edições em que ocorreram viradas. Em três ocasiões, o time que era o líder antes da realização da antepenúltima rodada perdeu o título nos jogos derradeiros.

A primeira vez que isso ocorreu foi no Campeonato Brasileiro de 2004. O Athletico-PR (que ainda usava a grafia Atlético-PR) liderava o certame com 85 pontos, dois de vantagem para o vice-líder Santos. Uma derrota do Furacão para o Vasco colocou o Peixe na liderança na penúltima rodada (86 a 85). O Santos foi o campeão com três pontos de vantagem para o Athletico (89 a 86). Naquele ano, o Brasileirão foi disputado por 24 clubes e foram disputadas 46 rodadas.

Em 2009, outra virada histórica. O São Paulo liderava o certame com 62 pontos após a 35ª rodada, com o Flamengo logo atrás com 60. O Tricolor se manteve na ponta por mais uma rodada e perdeu a liderança após a realização da penúltima rodada. Aliás caiu três posições. O Flamengo se tornou líder com 64, seguido pelo Inter com 62. Palmeiras e São Paulo também tinham 62 pontos, mas estavam com desvantagem nos critérios de desempate. O Flamengo faturou a taça com 67 pontos e o Colorado foi vice-campeão com 65.

A terceira virada ocorreu em 2010. O Corinthians liderava o Brasileirão faltando três jogos para o fim com 63 pontos, seguido pelo Fluminense com 62. Ou seja, apenas um ponto de vantagem, mesma situação vivenciada pelo Inter na atual edição.

O Flu assumiu a ponta depois da 36ª rodada com 65 pontos, com o Timão caindo para segundo lugar com 64. No fim, o Tricolor das Laranjeiras levantou o caneco com 71 pontos. O Timão acabou o campeonato com o terceiro lugar com 68 e foi ultrapassado pelo Cruzeiro, vice-campeão com 69 pontos.

Quem vai levantar a taça? Ainda não se sabe. O que se sabe é que fortes emoções estão reservadas para as próximas três rodadas do Brasileirão.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil derrota Colômbia por 3 a 1 em partida amistosa

Esportes
Imagem de destaque

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

Esportes

Guilherme Belarmino disputa o Pan-Americano de Kickboxing no Chile

Tarobá Esporte

Veja os resultados que encerraram as rodadas das Séries A e B do Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.