O Campeonato Paranaense teve a realização de sua terceira rodada no fim de semana com mais seis partidas. Foram apenas oito gols em seis jogos. Aliás, a média de bola na rede do estadual está baixa. Ao todo, foram 27 gols em 18 jogos, uma média de 1,5 por partida. Mas sempre vale uma ressalva nesta estatística. O campeonato teve a vitória do Futebol Clube Cascavel sobre o Rio Branco por WO, em que foi atribuído o resultado de 3 a 0. Ou seja, gols com bola na rede mesmo foram 24 no Estadual.
A competição teve quatro empates até o momento, todos por 0 a 0. Dois deles ocorreram justamente na terceira rodada. O Cascavel fez o primeiro jogo como visitante na competição e encarou o Cianorte no domingo (30), no Estádio Willie Davids, em Maringá. A expectativa era grande acerca desse confronto, até porque foram dois times paranaenses que representaram o Estado na última edição da Série D do Campeonato Brasileiro e até se enfrentaram na segunda fase, com vitória do Cianorte. Porém, ambos protagonizaram um jogo fraco, com poucas chances de gols. As melhores foram justamente do Cianorte. Em termos de tabela de classificação, o resultado foi melhor para o Cascavel, que segue na vice-liderança com sete pontos. E é um dos três times que ainda estão invictos no Estadual. Aliás, o Cascavel completou 21 jogos de invencibilidade no Estadual. A última derrota foi para o Athletico-PR no jogo de ida das semifinais da edição de 2020.
O time de Tcheco irá defender essa invencibilidade nesta quarta-feira (02) em outro jogo duro pela quarta rodada. A Serpente Aurinegra irá enfrentar o Operário, no Germano Krüger, em Ponta Grossa. O Cianorte também teve motivos para comemorar o empate. Manteve o tabu sobre o Cascavel. O Leão do Vale não perde para o time cascavelense desde março de 2019. Agora, o retrospecto mostra oito confrontos entre as duas equipes com quatro vitórias do Cianorte, três empates e apenas uma vitória do Cascavel.
O Rio Branco, o mesmo que sofreu na primeira rodada por não ter jogadores disponíveis, dá sinais de reação e conseguiu a primeira vitória. Um resultado de peso já que o Leão da Estradinha quebrou a invencibilidade do Operário de Ponta Grossa por 2 a 1, em Paranaguá. Com este resultado, o Rio Branco saiu da última posição. O novo lanterninha é o União de Francisco Beltrão, que sofreu a terceira derrota em três jogos. O time perdeu para o Coritiba por 2 a 1 de virada, no Anilado. Fantasma e Coxa têm seis pontos e aparecem na terceira e quarta posições, respectivamente.
Dos doze participantes, a melhor campanha é do líder Londrinal. O atual campeão estadual venceu os três jogos e tem 100% de aproveitamento. A terceira vitória foi fora de casa, 1 a 0 sobre o Azuriz, no Estádio dos Pioneiros. A rodada também teve a vitória do Maringá por 1 a 0 sobre o Paraná Clube, no sábado (29), e o segundo empate sem gols, que ocorreu entre o time alternativo do Athletico-PR e Independente São Joseense, na Arena da Baixada. O Furacão é um dos invictos no Estadual, ao lado de Londrina e Cascavel. E é o único time que ainda não sofreu gols, portanto, dono da melhor defesa. Já o São Joseense, que faz a sua estreia na elite, é o único time que ainda não balançou as redes.