Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Vai começar a fase de grupos da Libertadores da América

19 abr 2021 às 15:29
Por: Luciano Neves
Será que a Libertadores fica nas mãos de um time brasileiro? Foto Conmebol -

O domínio brasileiro na Libertadores da América ficou bastante latente nos últimos anos. De 2010 para cá, foram sete conquistas em onze edições do torneio. O apogeu desse domínio foi a final brasileira entre Palmeiras e Santos no Brasil, já que o duelo decisivo, vencido pelo Verdão por 1 a 0 que resultou no bicampeonato, foi realizado no Maracanã.

Na Libertadores, a bola já está rolando desde o dia 23 de fevereiro. Mas após três fases prévias eliminatórias, o ‘bicho vai pegar’ pela fase de grupos da edição de 2021. Será que o Brasil conseguirá reduzir a distância no número de títulos para os argentinos? O Palmeiras levantou a vigésima taça para o país contra 25 conquistas dos hermanos.

Em termos de representação, o Brasil será o país com o maior número de times da fase de grupos com sete equipes. Seriam oito se o Grêmio não tivesse caído de maneira precoce. A Argentina terá seis times e também perdeu um clube tradicional na fase prévia. O San Lorenzo, campeão de 2014, caiu diante do Santos. E dos sete times nacionais que estão na fase de grupos, quem tem mais chances de levantar o caneco no fim do ano? Fiz uma análise de cada uma das oito chaves.

Grupo A

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras encabeça o Grupo A. Quando ocorreu o sorteio, o Verdão tinha, no papel, um grupo fácil. A chave ficaria mais forte caso o Grêmio tivesse avançado para a fase de grupos. Ou seja, se tivesse avançado, seria ‘vizinho’ do Verdão. Mesmo sem o Tricolor Gaúcho, o Grupo A se tornou um dos mais fortes com o Defensa Y Justicia, campeão da Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana sobre o Palmeiras, e Independiente del Valle, que ingressa no torneio com moral de ter eliminado um tricampeão continental. O Universitário do Peru, de menor tradição, deve ser ‘saco de pancadas’ do grupo. Aliás, a defesa do título para o Verdão começa contra o Universitário, na quarta (21), no Estádio Monumental de Lima.

Outras notícias

Atleta londrinense de Taekwondo vence medalha de bronze em torneio internacional

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Time novato do RS contrata atacante Leandro, ex-Grêmio, Palmeiras e Santos

Grupo B

O Internacional, bicampeão da América, será o brasileiro no Grupo B, que tem o tradicional Olimpia do Paraguai como cabeça de chave, e os menos expressivos Deportivo Táchira, da Venezuela, e Always Ready, da Bolívia. O colorado pega o time boliviano nesta terça (20), às 19h15, no Estádio Hernando Siles. Em tese, nesta chave devem passar Inter e Olimpia. Porém, o Táchira, que já disputou várias vezes a Libertadores, exige mais cuidados.

Grupo C

O Grupo C tem o Santos, que passou por duas fases prévias da Libertadores. Para chegar nesta chave, o Peixe despachou o modesto Deportivo Lara da Venezuela e o tradicional San Lorenzo, o que deu gabarito para a classificação do atual vice-campeão da América. Só que a chave não é das mais fáceis, já que tem o gigante Boca Juniors, o Barcelona de Guayaquil e o The Strongest, da Bolívia. Os dois times sempre aprontam na competição. Mas se tudo correr dentro da normalidade, as duas vagas ficarão com Santos e Boca. Nesta terça (20), o time da Vila faz o quinto jogo na competição e o primeiro na fase de grupos. O duelo será contra o Barcelona do Equador, às 19h15.

Grupo D

O Fluminense é o único brasileiro que está nesta edição e que ainda não venceu a Libertadores. A busca pelo título inédito começa na quinta (22) contra o tetracampeão River Plate, que esteve nas semifinais das últimas quatro Libertadores. Mas o Flu tem condições de avançar já que os outros adversários são menos tradicionais: Independiente Santa Fé e Junior Barranquilla. Porém ambos são forças do futebol colombiano e cruzam com frequência o caminho dos times brasileiros em competições continentais. Por exemplo, o Junior, que foi o último time a conquistar a vaga na fase de grupos, decidiu a Copa Sul-Americana com o Athletico-PR, em 2018 e foi superado pelo Furacão.

Grupo E

O São Paulo é a prova de que não tem jogo fácil na Libertadores. Na edição passada, o Tricolor Paulista fez parte do ‘grupo da morte’, mas não avançou para as oitavas porque perdeu pontos para o modesto Binacional. Em 2021, o time é cabeça de chave do Grupo E, em tese, mais tranquilo, que a edição passada. O São Paulo joga nesta terça (20) contra o Sporting Cristal do Peru, às 21h30. O grupo tem ainda o Racing, algoz do Flamengo na última Libertadores, e o desconhecido Rentistas, do Uruguai.

Grupo F

O Grupo F é o único que não tem times brasileiros. Porém, arrisco dizer que este é o ‘grupo da morte’ da Libertadores de 2021. A chave tem três campeões continentais: Nacional do Uruguai, Argentinos Júniors e Atlético Nacional da Colômbia. A Universidad Católica do Chile completa esse grupo sem favoritos.

Grupo G

O Flamengo teve o privilégio de ser o primeiro time a ser campeão da Libertadores no formato de partida única na decisão. O bicampeonato veio em 2019 e o Rubro-Negro tinha um grupo complicado que deu ‘crosta’ para a conquista. Em 2021, o Flamengo não terá vida fácil. Ficou no Grupo G com outros dois campeões da América: o Vélez Sarsfield, da Argentina, adversário desta terça (20), às 21h30, e a LDU, do Equador. Por coincidência, no ano do bicampeonato em 2019, o Flamengo avançou para as oitavas de final ao lado da LDU. O time de menos tradição no grupo é o Unión La Calera, do Chile.

Grupo H

Por fim, o Grupo H, o grupo do Atlético-MG. Não chega a ser um ‘grupo da morte’, mas não se desenha dos mais fáceis. O Galo terá o Cerro Porteño, do Paraguai, e o América de Cali, da Colômbia, como adversários. O La Guairá, da Venezuela, não deve atrapalhar os planos do Atlético-MG de faturar o bicampeonato da América. Isso é o que veremos na próxima quarta (21) quando o Galo estreia na competição contra os venezuelanos do La Guairá, fora de casa.


Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil derrota Colômbia por 3 a 1 em partida amistosa

Esportes
Imagem de destaque

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

Esportes

Guilherme Belarmino disputa o Pan-Americano de Kickboxing no Chile

Tarobá Esporte

Veja os resultados que encerraram as rodadas das Séries A e B do Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.