O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky informou em comunicado neste sábado (16) que irá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump na próxima segunda-feira (18). Ele destacou que a força do país tem impacto no conflito com a Rússia.
"A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenvolvimento da situação ", diz a nota.
Zelensky informou que irá encontrar com Trump em Washington para debater os detalhes do fim da guerra. "Sou grato pelo convite", completou.
O comunicado ocorre após a reunião entre Trump e Vladimir Putin, que terminou sem acordo sobre a guerra. O presidente russo chegou a repetir uma das promessas de campanha de Trump, que a guerra na Ucrânia não aconteceria caso ele fosse presidente.
Putin também afirmou que os dois chegaram a um acordo para construir um caminho para a paz, e que as raízes das preocupações da Rússia em relação à Ucrânia precisam ser eliminadas antes de “qualquer avanço”.
Donald Trump, por outro lado, foi mais breve nas colocações e afirmou que irá informar a Otan e ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky sobre o que foi discutido na reunião.