Os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que Cascavel atingiu nota recorde na série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A composição da nota mostra que Cascavel obteve, em 2023, a média de 6,8. É a maior nota desde a aplicação da primeira prova, em 2005, quando o índice foi de 4,7.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que a melhor nota atingida até o momento é reflexo dos investimentos e, principalmente, do trabalho e dedicação dos professores e de todos os servidores que trabalham na educação.
“São mais de 5.700 pessoas na Secretaria de Educação, mas principalmente quem está dentro da sala de aula. A gente sempre teve um bom desempenho e nós investimos na educação, nós reformamos 74 escolas, construímos 20, vamos entregar 25 novas escolas com novo formato, dentro do programa Escola Feliz, escolas atrativas com brinquedos, com parquinhos, escolas coloridas, com uniforme escolar, com o nosso cardápio diferenciado inclusive por região e no interior”, enfatiza o prefeito.
Esses investimentos fizeram com que Cascavel chegasse ao índice histórico de 6,8, uma nota que, na avaliação do prefeito, coloca a cidade em um novo cenário da educação.
“A gente percebe, inclusive, que a taxa de evasão escolar caiu. A criança precisa querer ficar na sala de aula, ela precisa querer ir para a escola, porque lá ela deve encontrar, talvez, aquilo que não tem em casa”, destaca o prefeito.
Em 2017, Cascavel possuía 1,5 mil crianças na Educação em Tempo Integral e hoje são quase 6 mil. As modalidades esportivas oferecidas nas escolas apresentaram um acréscimo de 30% no número de crianças praticando alguma atividade. As escolas consolidaram também a robótica, atividade que ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo dos alunos.
“Investir na educação é talvez o melhor investimento que tem, porque nós vamos preparando essas crianças para uma adolescência, para uma fase adulta de reconhecimento e de consolidação, inclusive da família”, destaca.
Escola destaque
Os dados preliminares indicam que Cascavel deverá ter uma das escolas com maior índice do Brasil. A Escola Municipal Carlos de Carvalho, no distrito de São Salvador, atingiu a nota 9,2.
“Essa escola estará, talvez, entre as dez melhores notas do Brasil. Também estamos comemorando muito isso”, afirma o prefeito.
O resultado final do Ideb será divulgado em junho.
Fotos: Silvia Soluszynski/Secom