Todos os locais
Todos os locais
Arte

Consciência Negra: 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina começa neste sábado

20 nov 2021 às 10:05
Por: Redação Tarobá News
Pixabay -

A partir deste sábado (20), às 19h, tem início a 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina, na sede da Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413, no Centro). Até o aniversário de 87 anos de Londrina, comemorado no dia 10 de dezembro, estarão expostas 30 obras, de dez artistas de renome nacional e internacional, na Sala José Antonio Teodoro, que está no segundo andar da Biblioteca Pedro Viriato Parigot de Souza.

Durante a abertura oficial do evento, a população também poderá se divertir com as músicas de Beth Carvalho; cantora, compositora e instrumentista falecida em 30 de abril de 2019, aos 72 anos de idade. O enredo foi escolhido a dedo para representar o samba brasileiro e para fazê-lo da melhor forma possível, foram convidados a cantora Ângela Maria e o cantor Joaquim Braga.

O objetivo da 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina é divulgar a arte, a música e o trabalho afro realizado no município e celebrar o Mês da Consciência Negra. Para o secretário municipal de Cultura de Londrina, Bernardo Pellegrini, é necessário valorizar a produção cultural negra que existe em Londrina, visto que ela é uma das mais antigas do Paraná. “Temos que valorizar a iniciativa, que trata de um assunto de extrema relevância, que é a valorização da cultura negra popular do Brasil. Como a mostra de arte e de música não têm apelo comercial, nós do poder público e da sociedade precisamos incentivá-la. Em Londrina, temos a honra de recebermos um evento participativo e intenso, que valoriza o patrimônio e a produção de artes visuais, literatura, música e as várias manifestações da cultura negra”, disse Pellegrini.

Sobre a mostra, o presidente do Imecab e coordenador-geral da 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina, Vagner Nogueira, explicou que entre os artistas escolhidos para a mostra de arte estão Jajá Belluco e J.Inácio.
O primeiro foi um dos criadores da Mostra Afro e esteve a frente do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (Imecab), órgão que coordena a ação até hoje. Belluco era autodidata e, além de pinturas, fazia desenhos, esculturas, costuras, cenários para peças teatrais e carros alegóricos para escolas de samba.

O segundo homenageado será o um dos mais queridos e populares artistas sergipanos, J.Inácio, que recebeu dezenas de homenagens em vida e atualmente continua recebendo in memoriam. “Temos muitos artistas de renome nacional e internacional que são negros e as pessoas desconhecem. A mostra surgiu para promovermos as ações afirmativas do negro e a importância da igualdade racial”, explicou Nogueira.

Outras notícias

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

Além das pinturas e desenhos, os interessados poderão conferir a música e a feira de produtos afro, pois a partir do dia 2 de dezembro, das 20h às 21h30, nas proximidades da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, acontecerão a 5ª Mostra de Música Afro Brasileira e a 1ª Feira Quilombo Cultural de Afro Empreendedores.
A ideia da mostra de música é marcar o Dia Nacional do Samba (celebrado em 2 de dezembro) e da feira de empreendedores, o aniversário de Londrina (em 10 de dezembro). Por isso, deu-se a escolha das datas de início e término das ações, e ambas acontecerão no mesmo local e horário.

Durante a 1ª Feira Quilombo Cultural de Afro Empreendedores estarão à venda produtos da economia criativa referentes à moda, design, artesanato, culinária, beleza, roupas, livros e materiais culturais. “Nossa intenção é valorizar os empreendedores de Londrina e a cultura afrocriativa, como um quilombo cultural, como o próprio nome diz. Quando falamos em quilombo, estamos falando de um espaço sem fronteiras, que acolhe todos, independentemente de sua etnia”, disse o organizador.

Para isso, foram abertos 40 espaços para os empreendedores exporem seus produtos. Quem quiser ainda pode se inscrever, por meio do site do evento (https://www.imecab.com.br/), onde está disponível o formulário. As inscrições encerram no sábado (20).

Este ano, é a primeira vez que a Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina recebe o apoio financeiro da Prefeitura de Londrina, por meio do projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, o poder público municipal está investindo R$ 71 mil através do Promic.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Museu Internacional de Arte será instalado em Foz do Iguaçu

Arte

FILO 2022 divulga novos espetáculos e apresentações até quinta

Arte

Mostra de fotos propõe um “Um Novo Olhar” para a Síndrome de Down

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Vídeo mostra momento em que jovem cai de edifício em Balneário Camboriú e morre

Cidade
Londrina e região

Agricultor encontra cadáver em avançado estado de decomposição na zona norte

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em acidente no distrito de São Luiz; chovia forte no momento da batida

Cidade
Cascavel e região

Após ser despejada, mulher fica três dias morando em meio a chuva no Parque Verde

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.