O Museu de Arte de Londrina (MAL) abriu neste fim de semana a exposição “Cores Criam Mundos”, organizada pela professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Zuleide Casagrande de Paula, que passou a se dedicar à pintura depois que deixou a docência no ano passado. Como artista, ela assina as obras como Zucapaula. A mostra vai até 11 de novembro.
Segundo Zuleide, a exposição "Cores Criam Mundos" desenvolve o uso da cor como elemento capaz de delimitar percepções e compreensões entre o pertencimento e o não pertencimento. A artista busca traduzir as cores como meios que sustentam a realidade e a experiência, apreendidas e expressadas de diversas maneiras. A razão, os desejos, emoções, sonhos, representações, simbologias e imaginários tornam-se os meios pelos quais as cores se manifestam nas obras.
A abertura da exposição contará com diversas atividades, que fazem parte da programação de 65 anos do prédio que, hoje, abriga o MAL. Apesar de estar morando em São Paulo, Zuleide Casagrande tem frequentado reuniões e assembleias na UEL porque o momento que a universidade vive é muito delicado e necessita de apoio. Ela fez pós-doutorado estudando três obras arquitetônicas de Vilanova Artigas, entre elas o Museu de Arte, e comentou da necessidade urgente de restauração do prédio.
(Com informações da assessoria)