A presença do público nos museus pertencentes ao Governo do Estado aumentou 70% nos últimos sete anos, saltando de 281 mil visitantes em 2011 para 482 mil em 2017. O número de visitantes do ano passado foi registrado nas 84 exposições realizadas nos museus Oscar Niemeyer, de Arte Contemporânea, do Expedicionário, da Imagem e do Som, no Paranaense, no Alfredo Andersen e no Centro Juvenil de Artes Plásticas.
Os números são da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), que faz a articulação entre esses espaços pertencentes à Secretaria de Estado da Cultura. “O desempenho mostra que os nossos museus estão executando trabalhos de excelência, isso tem atraído cada vez mais o público. Ótimas exposições, aumento do acervo, espaços bem cuidados e uma equipe treinada para melhor receber o visitante”, afirma o secretário da Cultura, João Luiz Fiani. “Desta forma, nossos museus se consolidam como espaços de arte e cultura que fazem parte da vida das pessoas”, diz Fiani.
De acordo com o coordenador do Cosem e diretor do Museu Paranaense, Renato Teixeira, o aumento de público é um reflexo dos avanços na melhoria da infraestrutura, em equipamentos, na restauração dos espaços e na capacitação dos funcionários. “A valorização da cultura na agenda pública foi fundamental para que os espaços pudessem se reinventar e se tornarem relevantes, para que realmente fizessem parte da vida das pessoas”, afirma Teixeira.
Informações: AEN