Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cinema

"A Forma da Água" retrata conflitos e reformas dos EUA nos anos 60

05 fev 2018 às 08:06
Por: Redação Tarobá News

Quando acompanhamos a exibição de “A Forma da Água”, na edição 2017 do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), no Canadá, ela veio seguida de um encontro com seu diretor Guillermo del Toro, que como ninguém, é capaz de falar de sua própria obra. O diretor falou de seu processo criativo, da invenção ligada à imaginação, e da felicidade de ser recebido,  como mexicano, em um Canadá que abriu suas portas, em todos os sentidos. Mas, voltando ao filme. Quem se encantou com o seu “Labirinto do Fauno” (2006) vai ter ainda mais facilidade em envolver-se com este “drama de suspense fantástico com romance improvável” de “A Forma da Água”. Não é a toa que o filme de Del Toro é o campeão de indicações ao Oscar 2018 (13), assim como foi no Globo de Ouro (sete — e saiu com troféus de Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora), Vale lembrar que a produção foi vencedora do Leão de Ouro no Festival de Veneza do ano passado.

O filme de Del Toro vem ambientado na década de 60, tendo como pano de fundo os grandes conflitos políticos e bélicos e as grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos, No centro da trama está a jovem Elisa, zeladora muda, em um laboratório experimental secreto do governo. Com vida pacata, a jovem, vivida com intensidade pela atriz Sally Hawkins (que disputa o Oscar de Melhor Atriz este ano), descobre uma criatura fantástica mantida presa no local em que ela trabalha. Elisa cria um laço afetivo com a criatura e, para elaborar um arriscado plano de fuga, reúne seu vizinho, Giles (Richard Jenkins) e uma colega de trabalho Zelda (Octavia Spencer). O vilão da vez é vivido por Michael Shannon, quem tenta frear os desejos de fuga com a criatura.

Elisa traz um universo de “princesa que não é da Disney”, como frizou Del Toro em Toronto, Ela conduz a trama, como mulher comum, que cozinha ovos e limpa sapatos, até encontrar o amor, pelo diferente, pelo estranho e, ainda assim, intenso. Um filme que proporciona momentos de reflexão sobre vida, encontros, desencontros, diferenças, sonhos, realidade e amizades. Ou seja, um prato cheio para um aprofundamento na observação do “eu” e dos “outros”.

Leia mais em Correio do Povo

Veja também

Relacionadas

Cinema
Imagem de destaque

É do Brasil! 'O Agente Secreto' leva Prêmio da Crítica no Festival de Cannes

Cinema
Imagem de destaque

Curta londrinense será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes

Cinema

Sesc Cadeião: Sessão Kinopus exibe curta “A Grande Nuvem de Magalhães”

Cinema

“Ennio, O Maestro” abre comemorações de 70 anos do Ouro Verde

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Cidade
Londrina e região

Motorista baleado morre após colisão e capotamento na PR-545 em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.