O 42º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) iniciou, ontem (5), a venda de ingressos para os concertos e apresentações da programação de 2022. O festival, um dos mais importantes eventos do país, irá ocorrer de 10 a 18 de julho, reunindo vasta programação artística, além de cursos, oficinas e vivências. A abertura será neste sábado (9), com atividades no aterro do Lago Igapó.
Toda a programação pode ser conferida no site do festival www.fiml.art.br e os ingressos da programação artística estão sendo vendidos por meio da plataforma Sympla, aqui, com o valor de R$ 20,00 (inteiro) e R$ 10,00 (meia entrada).
Já as inscrições para os cursos, oficinas e vivência devem ser feitas somente no site do festival www.fiml.art.br, até hoje (6). Além disso, o prazo de inscrição para a 6ª edição do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina (EnCom2022) também encerra hoje.
A abertura do 42º FIML está marcada para o próximo sábado (9), às 15h30, no aterro do Igapó, com a Orquestra Sinfônica Arte & Vida, de Arapongas, com regência do maestro Claudemir Trevisan. Na sequência, quem sobe ao palco é o Plantão Sorriso com o show musical Bailinho do Plantão, que traz canções que permeiam a infância de todas as gerações e já foi visto por 30 mil pessoas em dezenas de apresentações.
No domingo (10), a partir das 20h30, será realizado o primeiro evento oficial do Festival, no Teatro Ouro Verde, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), sob a regência do maestro Massimilano Carraro e participação do pianista venezuelano Fabio Paez.
Neste ano, o Festival Internacional de Música de Londrina também levará sua programação regional para a cidade de Apucarana, dentro do Festival de Inverno da cidade, com apresentações gratuitas para todo o público. A programação também está descrita no site do FIML.
O secretário municipal de cultura em exercício, Valdir Grandini, enfatizou que o patrocínio da Prefeitura é um suporte fundamental para o desenvolvimento do Festival Internacional de Música de Londrina. “Essa participação ajuda na estruturação do evento, especialmente na parte de programação pedagógica, cujas ações sempre contribuem para a formação de muitos artistas. É um enorme orgulho para a Secretaria de Cultura poder atuar neste processo, sendo um festival com programação artística muito rica e diversa, com atrações acessíveis ao público. São mais de 40 anos de história e influência do FIML na construção cultural da nossa cidade, fortalecendo-a enquanto evento que referencia Londrina como centro criador e produtor de cultura, reverberando tantas linguagens”, destacou.
Sobre o FIML – O Festival Internacional de Música de Londrina é um evento reconhecido pela inclusão social e pela diversidade tanto nos cursos quanto na grade artística de extrema qualidade, com ênfase na música brasileira. O projeto pedagógico conta com renomados professores e propõe alternativas e reflexões sobre o fazer musical e para a Educação Musical.
Tem direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também presidente da Associação de Amigos do FML. A promoção é da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do governo do estado do Paraná; Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura do Município de Londrina; Casa de Cultura, da Universidade Estadual de Londrina, e Associação de Amigos do FML.