A moda das ruas ficou conhecida através das lentes do fotógrafo Bill Cunningham. As peças no street style aliam conforto, praticidade e um ar fashion.
Traduzir o street style é extremamente fácil, mas é também uma tarefa difícil. É fácil porque, ao pé da letra, esse é o “estilo das ruas”, ou, em outras palavras, é uma moda que vem do uso de peças fashion não por grandes grifes ou modelos de renome internacional, mas sim pelos anônimos que transitam cotidianamente nas grandes cidades.
E, justamente por ser uma moda feita por pessoas anônimas, que se estão em diversas capitais do mundo, é que é tão difícil definir o street style. Ele pode ter uma pegada mais urbana, com uso de materiais como o jeans, a lona, o couro, mas também pode ter um ar mais romântico, com uso de estampas florais, chapéus e óculos de sol mais descolados.
A moda ou o “estilo das ruas”, de fato, comporta todas as tribos: punks, roqueiros, minimalistas, românticos; e mesmo as pessoas que parecem não ter um estilo definido podem encontrar no street style uma forma de expressão.
O que é o street style
O street style é uma forma de se vestir que pode reunir as mais diversas tendências. Então, é perfeitamente possível criar um look mais romântico com vestidos estampados e mesmo assim estar no “estilo da rua”, basta que a pessoa utilize, por exemplo, um tênis ou outro elemento com uma pegada mais urbana.
De forma geral, podemos dizer que o street style, mais do que um tipo de tecido ou de silhueta, prima pela simplicidade e pela praticidade das roupas. Isso acontece porque as peças são usadas no dia a dia, no cotidiano das grandes cidades.
E só quem mora nas grandes capitais sabe o quanto é importante vestir uma roupa confortável para enfrentar os muitos problemas do dia a dia, como o transporte público caótico e as filas ou aglomerações.
Quando surgiu o street style
Olhar para a moda que vem das ruas e a forma como as pessoas estão se vestindo, adotando ou não tendências fashions lançadas pelas grandes grifes, é um comportamento bastante contemporâneo.
Ou seja, se a pessoa quer dar um upgrade no visual e atualizar o guarda-roupa, uma boa dica é começar a perceber as tendências do street style. Mas essa atitude não começou nos anos 2010: foi na década de 1970 que surgiram os primeiros arautos do estilo das ruas.
Importância de Bill Cunningham
Pode-se dizer que o primeiro fotógrafo que captou a alma das ruas foi o norte-americano Bill Cunningham. O experiente setorista de moda, fotografava para o jornal The New York Times quando, na década de 1970, teve a ideia de começar a clicar os populares nas ruas, com as roupas mais fashion que encontrava.
Falecido em 2016, Cunningham foi um dos grandes responsáveis pela emergência do street style na moda contemporânea. Seus cliques ficaram famosos e as roupas usadas no dia a dia de grandes centros urbanos, como Nova York, passaram a ser destaque, inclusive, nas grandes grifes do mundo.
Cenário atual
Hoje em dia, continua sendo possível encontrar fotógrafos que captam exclusivamente a cena fashion urbana. Mas, com o advento das redes sociais, também é cada vez mais comum que os próprios influenciadores digitais divulguem os looks no estilo urbano em redes como o Instagram e o Pinterest.
Além disso, há diversos perfis que se dedicam a divulgar apenas os melhores cliques de looks feitos diretamente das ruas.
Como aderir ao street style
Aderir ao street style é relativamente simples e, como já dito, não é necessário investir em um tecido específico ou em uma silhueta de roupa. O street style é uma miscelânea de estilos e peças, mas que prima pela elegância, pela sofisticação e, principalmente, pelo conforto.
É importante notar que esse estilo de se vestir entende que as vestimentas são uma mensagem, um texto sobre a pessoa que está usando.
Então, por exemplo, um vestido com estampa super romântica, como o floral, combinado com um tênis e um óculos do tipo aviador criam uma composição extremamente fashion, urbana e confortável. É como se a pessoa estivesse dizendo: sou romântica sim, mas também sou empoderada, forte, cool.
Basicamente, o street style combina elementos mais esportivos ou urbanos, como moletons, tênis, jeans, com peças e acessórios mais requintados sem deixar de lado, em nenhum momento, o conforto e a praticidade.