A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) vai realizar a primeira edição do evento Um dia no Parque em Londrina, neste domingo (21). A ação será das 13h às 18h, no Parque Municipal Arthur Thomas, localizada na Rua da Natureza, 155. O evento é gratuito, e aberto a toda a população. A iniciativa contará com plantio das primeiras árvores na espécie acácia azul do parque, às 15h30. Haverá ainda ações educativas e recreativas, com brinquedos disponibilizados pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e trilhas guiadas pelo parque, às 14h e 16h30.
Segundo a servidora da SEMA responsável por organizar o evento, Paula Crude Martinez, a ação faz parte de um movimento nacional. “O dia 21 de julho é a data de incentivo à visitação aos parques, e existe o movimento Coalizão Pró Unidades de Conservação, com este objetivo. Aderimos à campanha e decidimos trazer para Londrina a ação. Desejamos que este evento se repita e cresça a cada ano, tornando-se uma data comemorativa no calendário oficial”, afirmou.
O Clube Aventureiros do Amanhecer vai promover atividades lúdicas com as crianças, e a Biblioteca Móvel Ambiental da SEMA também estará presente. Para estimular a consciência ambiental nas crianças, o projeto conta com um ônibus equipado com aparato de vídeo e acervo de livros, revistas, gibis, jogos e outros materiais informativos.
Desde 2005, a Biblioteca Móvel Ambiental atendeu mais de 100 mil pessoas. Paula afirmou que é possível ver os resultados do projeto. “As crianças chegam nos eventos da SEMA e elas mesmas explicam para os pais as atividades da Biblioteca Móvel. É muito legal”, contou.
Também será realizada a primeira edição do Abraço no Parque pela Paz, às 16h. Este vai ser o 7º abraço realizado este ano pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) e pela ONG Londrina Pazeando.
O secretário do COMPAZ, Luis Cláudio Galhardi, lembrou que o Abraço pela Paz já foi realizado em vários espaços de Londrina. “Fizemos no dia 5 de junho um Abraço no Lago Norte pela Paz, em comemoração ao dia do meio ambiente. Em setembro, teremos a 11ª edição no Lago Igapó. Já fizemos na Secretaria da Mulher, no Colégio Vicente Rijo, mas esta será a primeira vez em um parque. Como é uma data nacional, resolvemos usar dessa oportunidade. A paz inclui respeitar o meio ambiente também”, acrescentou.
Segundo Galhardi, a cultura de paz está intimamente ligada ao meio ambiente. “O planeta Terra precisa assumir a cultura de paz, já que a cultura humanitária hoje é a da violência. Se nós não estivermos em harmonia com o planeta, temos a violência ambiental. A paz está relacionada com sustentabilidade e com toda a vida na Terra, com saúde, alimentação e preservação. Nós todos somos o planeta: vegetais, humanos e animais”, explicou.
A ação nacional Um Dia no Parque é realizada pela Coalizão Pró Unidades de Conservação, um grupo de instituições que se propõe a congregar instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. No Parque Municipal Arthur Thomas, a realização é da Prefeitura, por meio da SEMA, em parceria com o COMPAZ, FEL, Rádio Paiquerê 91.7 e Clube Aventureiros do Amanhecer.
Programação – Um Dia no Parque:
Trilha Guiada às 14h00 e às 16h30;
Plantio de árvores às 15h30;
Abraço ao parque – COMPAZ, a partir das 16h00;
Atividades educativas e recreativas
Local: Parque Municipal Arthur Thomas
Endereço: Rua da Natureza, 155, Jardim Piza
Horário: das 13 às 17 horas.
Fonte: N.com