Todos os locais
Todos os locais
Cultura

Escola de Dança Teatro Guaíra celebra 65 anos

06 abr 2021 às 15:04
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: © Cesar Bond -

A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) celebra nesta terça-feira (6) 65 anos, sendo uma das instituições públicas de ensino de balé mais antigas do País. Já formou cerca de 15 mil alunos e fez mais mil apresentações em todo o Brasil, incluindo grandes sucessos como A Bela e Fera”, com mais de 40 mil espectadores, e Olimpo, coreografia criada para homenagear os jogos olímpicos. A comemoração este ano será virtual em função da pandemia do coronavírus. 

A EDTG foi o primeiro corpo artístico criado no Teatro Guaíra com a missão de formar bailarinos para o corpo de baile. Em sua história, contabiliza mais de 350 prêmios nacionais e internacionais e tem ex-alunos em companhias profissionais no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Grandes nomes da dança nacional já passaram pela instituição, como as professoras Yara de Cunto, uma das fundadoras do Balé Teatro Guaíra, Ceci Chaves e Carla Reinecke, além de alunos como Daniel Camargo, indicado ao “Oscar” do balé mundial – o Prix Benois de la Danse, em 2018.

A diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, foi aluna da EDTG nos anos 70 e ressalta o trabalho técnico e também social da escola. “Temos uma equipe de profissionais extremamente comprometidos com a formação de bailarinos de ponta, mas também de cidadãos conscientes. É um grande exemplo de como a arte gera cidadania”, diz.

Para a coordenadora da EDTG, Patrícia Otto, que também foi aluna da instituição, o foco principal é a formação de cidadãos. “Para nós o fundamental hoje é a contribuição para o cidadão do futuro. A gente sabe que nem todos os nossos alunos serão bailarinos profissionais, mas independentemente das áreas em que estiverem, eles levarão os valores e princípios éticos que aprenderam aqui”.

Outras notícias

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

PANDEMIA - A Escola de Dança Teatro Guaíra readequou suas atividades pedagógicas para o ambiente virtual e realizou mais de 900 aulas on-line em 2020. É uma das únicas instituições de ensino de dança a trabalhar de forma ininterrupta no País. As atividades da EDTG tiveram 28 mil visualizações nas redes sociais. Além disso, também participou de quatro festivais e competições nacionais e recebeu mais de 20 prêmios.

HISTÓRICO - O Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra foi criado em 1956 com o objetivo de preparar bailarinos com nível técnico e artístico capazes de formar um corpo de baile para o próprio Teatro Guaíra.

Em 1957, iniciaram as atividades de estruturação do curso sob a coordenação do professor Aroldo Moraes. No fim dos anos 60, o Curso de Dança foi ampliado com a criação de 12 níveis, incluindo aulas de História da Dança e História da Música. Ao final de cada ano ocorriam apresentações no Guairinha.

Nos anos 80, o curso foi reestruturado com a inclusão de aulas de Dança Contemporânea na grade curricular, visando à futura regulamentação do curso. No mesmo ano, alunos participam das montagens de Petrushka e O Quebra-Nozes, ambas de Carlos Trincheiras, com o Balé Teatro Guaíra. 

Em 1983, Carla Reinecke assume a coordenação da escola e cria o Projeto Pré-Profissional, o que levou os alunos a participar de mostras e festivais, além de circular com espetáculos pelo Paraná e estados vizinhos. Em 1997, o Projeto Dança Masculina é lançado. 

Nos anos 2000, alunos da escola são levados a Nova York e contemplados com bolsas de estudo no 5th Youth American Grand Prix. Em 2006, a escola comemora 50 anos com o espetáculo Fatos e Fotos. As celebrações incluem também o lançamento do livro Escola de Dança do Teatro Guaíra 50 anos de Arte e Cidadania.

Em 2013, comemorando 30 anos do Projeto Pré-Profissional, este grupo é unido ao Grupo Juvenil que forma a Companhia Jovem Teatro Guaíra. Em 2016, a EDTG apresenta A Bela e a Fera, um dos maiores sucessos de sua história, para celebrar 60 anos de existência. Foram mais de 40 mil espectadores naquele ano.

Veja também

Relacionadas

Cultura
Imagem de destaque

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Cultura
Imagem de destaque

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Cultura

Cultura divulga resultados preliminares da Lei Paulo Gustavo

Cultura

Campeonato de bandas deve reunir 1.500 músicos neste domingo em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de furar preferencial abandona vítima e carro com passageira em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de carregar caminhão com placas solares roubadas morre em confronto

Paraná
Paraná

Jovens desaparecidos em montanha desde sábado são encontrados nesta segunda

Cidade
Londrina e região

Escarlatina: mãe denuncia surto de doença infecciosa em CMEI de Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre funcionários de marmoraria na zona sul de Londrina termina com esfaqueado

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.