A exposição multissensorial “Londrina Sonora” está disponível, de forma on-line, até o dia 31 de maio. A iniciativa promove um passeio virtual por meio de composições musicais e fotografias produzidas em Londrina na década de 30. Os interessados em prestigiar o projeto deverão acessar o site https://www.londrinasonora.com/.
Para compor o repertório da exposição, foram selecionadas 30 fotografias antológicas a fim de gerar uma nova perspectiva sobre a história, partindo da vinda dos colonizadores ingleses e do loteamento feito pela Companhia de Terras Norte do Paraná.
Cada imagem da mostra é acompanhada por uma música exclusiva, composta por meio da técnica de reprodução de sons binaurais. As fotografias retratam o período que vai de 1930 até 1939.
A compositora da exposição, Erisla Pastore, contou que a expectativa sobre a recepção e aceitação do público era grande. “Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, tivemos que adaptar a exposição para o mundo virtual. O resultado tem sido muito gratificante, e já tivemos pessoas de 14 países acessando a mostra”, explicou.
A equipe multidisciplinar do projeto inclui os compositores Erisla Pastore e Daniel Simitan, o fotógrafo Rei Santos, a designer Camila Wiechert, o historiador Calebe Viana, a produtora Laís Iracema e a jornalista Maria Eduarda Oliveira.