Todos os locais
Todos os locais
Cultura

Museu Histórico participa da 15ª Primavera dos Museus

17 set 2021 às 08:52
Por: Redação Tarobá News

A 15ª edição da Primavera dos Museus ocorre entre os dias 20 e 26 de setembro, de forma híbrida, com eventos presenciais e online. A edição deste ano traz a temática “Perdas e recomeços: para refletir a função dos museus neste momento”. As inscrições para o evento podem ser feitas até dia 24, por meio do link 15ª edição da Primavera dos Museus.

O evento, promovido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como objetivo refletir a respeito do papel dos museus no contexto do avanço das atividades digitais e da pandemia do novo coronavírus. A Primavera dos Museus será realizada com a participação de dezenas de museus e instituições culturais de Londrina e região, como o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, órgão suplementar da UEL e museus de Rolândia, Cambé e Ibiporã. O evento também conta com a participação de alunos e professores da própria UEL e da UNIFIL, além do SESC Cadeião Cultural, que se junta à Primavera de Museus pela primeira vez.

Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina e professora do Departamento de História/CCH, Edméia Ribeiro, o evento reflete os museus nos tempos atuais. “Estamos planejando, enquanto sociedade, uma reabertura segura neste momento da pandemia. As pessoas querem voltar a consumir cultura presencialmente, então os museus têm um papel muito importante nisso, ao se reafirmarem como espaços de fruição cultural”.

“Nesse sentido, falar de ‘perdas e recomeços’ para os museus é necessário. Não será, da nossa parte, uma reabertura nos mesmos moldes de antes. É um recomeço com adaptações, mas necessário para se pensar a cultura daqui em diante”, completa.

Programação

A 15ª Primavera de Museus combinará eventos presenciais e online. As apresentações presenciais incluem, entre os dias 20 e 24, no SESC Cadeião Cultural, uma exposição que tematizará as transformações da Rua Sergipe, das 9 às 21 horas; no dia 21, das 14 às 15 horas, o público pode prestigiar coreografias e aula ao ar livre, no teatro Eutália Aragão, na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, em Ibiporã; nos dias 21 e 22, também será realizada uma visita guiada à Casa de Artes, das 14 às 15 horas. Por fim, no dia 22, entre as 14 e 15 horas, será realizada uma aula ao ar livre para a terceira idade, na Casa de Artes em Ibiporã. A programação completa pode ser conferida nos materiais abaixo:

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Cultura
Imagem de destaque

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Cidade

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Cultura

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Ônibus da Prefeitura de Quedas do Iguaçu é retido pela PRF na BR-277

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a tiros por ex-marido de sua atual namorada na zona sul de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Funcionários da UPA onde paciente morreu sem atendimento serão demitidos

Cidade
Londrina e região

Mulher invade motel e afirma ter matado o marido; funcionários ficam assustados

Cidade
Londrina e região

Corpo em avançado estado decomposição é encontrado em mata na zona oeste de Londrina

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.