Mesmo com o último decreto estadual em vigor desde 1º de maio, liberando a reabertura dos museus no Paraná, Londrina mantém os museus fechados. O Museu Histórico de Londrina segue as orientações da UEL, que manteve as atividades suspensas até 28 de junho e, por isso, o local continuará fechado até a data.
O Museu de Arte também segue fechado. O prédio está em obras e deve reabrir somente no final do ano.
De acordo com o decreto estadual, uma série de protocolos foi adotada para possibilitar a medida, como a limitação no número de visitantes, que não deve ultrapassar 50% da capacidade total de cada um dos espaços, garantindo assim um distanciamento seguro na circulação interna. Todo o material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis através de QR Codes em pontos estratégicos do local.
A superintendente-geral de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, afirma que os visitantes podem se sentir seguros no museu para um passeio cheio de novas descobertas. “O momento de retorno, tão aguardado pelo público, mas também por nós que estamos nos bastidores, certamente será muito satisfatório para todos. Os museus do Paraná estão pulsando arte à espera do público”, destaca.