Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cultura

O mais antigo repórter em atividade de Londrina vira livro

03 dez 2020 às 07:06
Por: Redação Tarobá News

Com 308 páginas, o livro “Widson Schwartz, repórter. O colecionador de Histórias” resgata fotografias e citações de reportagens assinadas por Widson Schwartz em 50 anos de jornalismo. A obra será lançado nesta quinta-feira (3), a partir das 19h30, no Museu Histórico Padre Carlos Weis, no centro de Londrina. Em virtude da pandemia, a noite de autógrafos obedecerá os protocolos sanitários e de distanciamento social. Os autores são o professor sênior do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UEL, Paulo Boni, e o jornalista Chico Amaro, que atuou durante décadas na Coordenadoria de Comunicação Social da UEL. 

O trabalho de contar a historia do maior repórter em atividade em Londrina começou em março de 2018, a partir de relatos do jornalista, bastante conhecido em Londrina, com passagens por veículos importantes, entre eles a Folha de Londrina, onde foi admitido em 4 de maio de 1970. A própria contratação do repórter é retratada na obra, segundo relata Paulo Boni, Widson foi convidado pelo amigo de décadas, Jota Oliveira, que o apresentou ao editor do jornal, Walmor Macarini e ao proprietário da empresa, João Milanez.

Segundo Boni, o livro está concluído desde agosto passado, aguardando um fôlego da pandemia do Coronavírus para o lançamento. Segundo ele, Widson completa 80 anos de idade no próximo dia 20, considerado o mais antigo repórter de Londrina em atividade, uma vez que atua na rádio CBN e faz documentários e livros sob encomenda.

Dono de uma memória fantástica, segundo relata Paulo Boni, o jornalista mantém em sua casa um farto arquivo de reportagens publicadas, que contam uma parte da história da cidade e da região. Uma curiosidade é que Widson iniciou na profissão depois de trabalhar com produção publicitária, em Curitiba, na década de 1960. Como a tecnologia era bem diferente, os anúncios eram gravados em discos de acetato.

Ele chegou em Londrina em 1961, pelas mãos do radialista Raul Zanoni, que o convidou para trabalhar em um estúdio de gravação na cidade. Ainda atuando como técnico de áudio, ele foi operador de som em emissoras de rádio e televisão, incluvsive na antiga TV Coroados (atual RPC), onde trabalhou na mesa de corte, switcher de vídeo, equipamento usado para selecionar imagens.

Obra independente
A obra é independente e teve o custo dividido entre os autores e a Rádio CBN de Londrina, onde o jornalista Widson apresenta o programa “O Repórter da História”, que faz recortes sobre fatos e entidades importantes da cidade. No lançamento, o livro será vendido a preço de custo, R$ 50,00, com tiragem de mil exemplares. A obra foi publicada pela Midiograf Gráfica e Editora.

Veja também

Relacionadas

Cultura
Imagem de destaque

Comemorações dos 62 anos de Fundação de Missal iniciam com o IV Femumil

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Cultura

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Cidade

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Polícia encerra aglomeração em bar e aplica 17 multas de trânsito no bairro 14 de Novembro

Cidade
Londrina e região

Temporal causa queda de mais de 10 árvores e destelhamento em Londrina

Cidade
Londrina e região

Virada de ano em Londrina terá tempo nublado e chuva; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Comércio de rua de Londrina fecha nesta quinta e sexta-feira

Cidade
Londrina e região

Homem agride policial militar mulher no Zerão e é contido por populares

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.