A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Associação Londrinense de Circo (ALC) prepararam uma programação especial para o evento Conexão Cidadã ALC, que reunirá os principais nomes do graffiti de Londrina na criação de uma série de murais na nova sede da SMAS, na avenida Juscelino Kubitschek, 2.896, região central. O evento vai acontecer de 21 a 24 de maio, a partir das 9h.
Entre os artistas convidados estão a CapStyle Crew, formada por Carão, Hugo, Korneta, Agu e Napa. Também participarão da ação Muka Ame, Narizinho, Sayuri, Kenia, Soverino, Dedo Sujo e Thiago EcoArt. Na ocasião, serão feitos grafittis nos muros da secretaria, criando interações entre a Capstyle Crew, Graffiteiros independentes, Arte Educadores da ALC e jovens atendidos pelos projetos e programas da ALC. A temática do trabalho será “O Graffiti como instrumento de acolhida, de carinho amor e respeito aos usuários da SMAS”.
A atividade celebrará a entrega da nova sede da SMAS, assim como o poder de transformação social do graffiti. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o graffiti é um dos elementos da culturas hip-hop que atua diretamente na ressignificação de espaços públicos, tornando as cidades mais belas, agradáveis e provocando reflexões através dos murais. “A Associação Londrinense de Circo (ALC), por meio do projeto Arte Educação, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, vem explorando essa linguagem e manifestação cultural. As ações são conduzidas junto às estratégias de acolhimento e promoção de cidadania, em dez unidades do sistema municipal responsável por esta política pública”, apontou.
Para o presidente da ALC, Paulo Líbano, o graffiti tem um papel fundamental na metodologia de circo social, que foi implementada com o projeto Arte Educação em muitas das unidades de média e alta complexidade do sistema de assistência social da cidade. Entre as experiências desenvolvidas pela ALC, destaca-se o envolvimento de crianças em situação de acolhimento na construção de narrativas visuais que promovem uma reflexão sobre seu território, sua identidade cultural e seu projeto de vida.
Projeto Arte Educação – Realizado em parceria entre a SMAS e a Associação Londrinense de Circo desde 2020, o projeto Arte Educação oferece oficinas de capoeira, música, artes, circo, grafitti, dança, jogos e teatro. O público-alvo é a população em situação de vulnerabilidade social atendida pela rede municipal de serviços.
A iniciativa visa proporcionar, aos participantes, um ponto de partida para a reconstrução de sua autoestima e para o desenvolvimento socioemocional e de habilidades cognitivas. Também objetiva a oferta, aos acolhidos, de novos espaços de sociabilidade, convivência e fortalecimento de vínculos, para que eles possam superar a situação de vulnerabilidade em que se encontram.