Todos os locais
Todos os locais
Cultura

Você sabe a origem do Carnaval? Entenda sobre a festa que antecede a Quaresma

02 fev 2021 às 08:04
Por: Redação Tarobá News
Pixabay -

O Carnaval está prestes a ser celebrado e, neste ano de 2021, será um pouco diferente do que de costume. Afinal, muitas festas e celebrações Brasil afora foram cancelados e os foliões terão de se contentar em ficar em casa, guardando os protocolos contra o coronavírus. Mas, o que esses festejos seculares têm a ver com a Igreja Católica? Simples: no início, quando surgiram, eram uma celebração cristã.

“Séculos atrás, os festejos pagãos foram condensados nos dias que antecedem a Quaresma, um tempo cristão de muitas orações e reflexões. Então, a Igreja estipulou a data anterior ao tempo quaresmal para marcar a separação entre os dias de festa e os dias de oração e religiosidade”, ressalta o padre Rodolfo Tristlz, pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina. Neste ano, a Quaresma tem início no dia 17 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas.

Significado
Dessa forma, os cristãos tinham alguns dias antes da Quaresma para extravasar os festejos, porque pelos próximos 40 dias guardariam um tempo para orações, jejuns e penitências. “Recordamos nesse período o tempo em que Jesus Cristo passou no deserto, sendo tentado pelo demônio. Por isso, não é momento de festividades, mas, de sobriedade e orações”, afirma o padre Rodolfo. A Quaresma inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Quinta-feira da Semana Santa, que antecede a Sexta-feira da Paixão e a Páscoa. O número 40, na realidade, significa e simboliza o tempo necessário que o cristão tem para se preparar para algo. No caso, a ressureição de Cristo.

“A Quaresma é o tempo da mudança, de se preparar para Cristo, que ressuscita e está vivo entre nós. Por isso, sempre orientamos as pessoas a praticarem orações, jejuns e penitências, além de obras de caridade, como forma de preparação. São o que chamamos de práticas devocionais. Alguns deixam de comer algum tipo de alimento, outros fazem doações a instituições”, conta o sacerdote.

Campanha da Fraternidade 2021
Todo ano, durante o período quaresmal, a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade (CF), desta vez ecumênica com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade (Ef. 2, 14ª). Além da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participa também o Conselho Nacional de Igrejas Irmãs do Brasil (Conic), do qual a CNBB faz parte, assim como outras denominações: Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Cultura
Imagem de destaque

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Cidade

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Cultura

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Mais Lidas

Jornal Tarobá 1ª Edição

Mãe de Felipe desabafa sobre a perda do filho de seis anos para bactéria que gera alerta em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Acidente grave na BR-369 deixa quatro pessoas feridas; duas em estado grave

Cidade
Londrina e região

Tiago Amaral anuncia nomes que farão parte da equipe de transição de governo

Cidade
Londrina e região

Vítima entra em luta corporal e morre junto com possível atirador em Londrina

Cidade
Londrina e região

Criminosos rendem segurança e roubam obra de condomínio na zona norte de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.