Criar negócios inovadores, que tragam tecnologia aliada a velocidade, sempre foi um desafio para empreendedores brasileiros. Porém, os obstáculos não se resumem a tempo e recursos, mas também envolve uma das maiores razões de falhas em negócios: o desalinhamento entre sócios. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços revelou que a divergência entre os sócios é a terceira causa (12%) de fechamento das empresas jovens.
As questões burocráticas que cercam um novo negócio também são razões que desanimam o empreendedor, principalmente quando contradições entre tecnologia e questões éticas ou velocidade competitiva e controle empresarial permeiam o mercado. Com objetivo de ajudar empresas jovens a organizarem seu crescimento em uma economia volátil, a edtech GoNew criou o GonewImpact, iniciativa que quer impactar mais de 1 milhão de empresas até o fim de 2022.
“O programa reúne diversas ações voltadas para a alta gestão empresarial com foco em ampliação de repertório e produção de insights, a fim de modular práticas de Governança para uma era de negócios hiperconectados. Queremos ajudá-las na construção de melhores relações societárias, tomar melhores decisões digitais e, claro, construir formatos de controles voltados para o futuro”, explica Anderson Godz, fundador da edtech.
O GonewImpact possui três turmas com enfoque e temas diferentes: Digital Decisions, Some Controls e Governance by Principles. Os profissionais que desejam fazer parte do programa podem se inscrever através do site da instituição e passarão por uma e pré-seleção de perfil, uma vez que a proposta do curso é oferecer um contato mais próximo e personalizado com os participantes, além de ser gratuito e com vagas limitadas.
O programa
O primeiro grupo do GonewImpact iniciou no dia 10 de fevereiro e, em menos de um mês, cerca de 100 empresários, C-Levels e fundadores de empresas já foram impactados com o programa. Na turma Digital Decisions foram abordados temas como Poder, Governos e Dados; Investimentos e Contabilidade em Inovação; Cultura e Novas Formas de Sucessão; Tecnologias Específicas; Riscos, Estratégias e Reputação; Ambiental e Social; Ética, Compliance e Timing to Legal.
Já na segunda turma, foram discutidos os assuntos relacionados ao tema ‘Some Controls’ como Modelos de Governança Joviais; Controles por Princípios; Líderes messiânicos e compliance baseado em carisma; Governança de Portfólio de Startups; Modelos de Assesment; Governança para Mini e Nano IPOs.
Na turma de Governance by Principles, que encerra o primeiro grupo nesta semana, está sendo abordado os temas: Os 4 fatores essenciais no relacionamento societário; Cases de sucesso e insucesso de relacionamentos societários; Workshop exclusivo do método Board Canvas.
No programa, os participantes também têm a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Gonew.co, comunidade formada por mais de 20 mil pessoas, além de uma edtech embasada na construção coletiva de saberes, voltada à capacitação de profissionais a partir de elementos de inovação e abordagens práticas. As aulas são ministradas pelo fundador da Gonew.co, Anderson Godz, e também por especialistas egressos na Comunidade.
ASSESSORIA